Desde o início da pandemia do coronavírus o número de doadores de sangue reduziu 10% e a procura de novos cadastros para doação de medula óssea baixou 30%, os dados são do Ministério da Saúde.
A Coordenadora do Hemocentro Regional de Cruz Alta, Angélica Trentini, explica que a doação de sangue e de medula óssea é um gesto de solidariedade que pode salvar milhares de vidas. O sangue pode tratar terapeuticamente pacientes com patologias crônicas, já o transplante de medula pode significar a cura.
Angélica salienta que são várias as situações em que uma pessoa pode precisar de transfusão sanguínea. Entre elas, as mais comuns são para tratar pacientes com doenças graves, anemias e câncer; cirurgias de emergência, acidentes ou partos que causam hemorragias e pacientes com complicações da Covid-19.
MAIS SOBRE A DOAÇÃO
Ela ainda reforça que a cada doação são retiradas 450 ml de sangue do doador, que pode ajudar até 4 pessoas. Esse volume é reposto naturalmente pelo próprio organismo em até 72 horas. O ato de doar também traz diversos benefícios para a saúde do doador, desde a redução de risco de doenças cardíacas até a prevenção de alguns tipos de câncer.
“Além disso, doar sangue é um ato seguro porque todos os materiais usados no procedimento são descartáveis e, por isso, não há risco nenhum de contaminação e a sua saúde. Com tão pouco, você pode ajudar outras pessoas que estão necessitando do seu tipo sanguíneo”.
ONDE E COMO DOAR SANGUE EM CRUZ ALTA
Interessados em doar sangue e se cadastrar como voluntário para doação de medula óssea podem agendar no intuito de evitar aglomerações, através do telefone 3326 3168.
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. Para os menores de idade é preciso apresentar autorização dos responsáveis e os idosos entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem feito antes dos 60.
Além disso, é essencial pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O doador pode doar até quatro vezes ao ano se for do sexo masculino e três vezes se for do sexo feminino. A doação é voluntária e pode beneficiar milhares de pessoas, independente do parentesco.
Até mesmo quem foi infectado pelo coronavírus pode doar sangue e medula óssea. No entanto, é necessário aguardar 30 dias após completa recuperação da doença.
DOAÇÃO DE SANGUE E COVID-19
Quem teve contato com pessoas infectadas precisa esperar 14 dias para fazer a doação. Já os vacinados devem esperar o tempo de imunização, que depende da marca do imunizante. No caso da Coronavac, a inaptidão para doação é de 48 horas e para outras vacinas é de 7 dias. Vale lembrar que caso você tenha feito a vacina contra a grie deve esperar 48 horas para doar sangue.
Adicione Comentário