fbpx
Covid-19

Coronavírus: segundo caso esta confirmado no Brasil, veja mais detalhes

Vamos redobrar a atenção com as medidas preventivas:

Isolamento domiciliar total para o homem de 32 anos confirmado com Coronavírus em São Paulo. Ele é o segundo no Brasil e provavelmente adquiriu o vírus após viagem para Milão na Itália já que chegou de lá na última quinta-feira, dia 27.  

>> Leia também – bebê chinês é diagnosticado com Coronavírus logo após o nascimento

Uma nota do Ministério da Saúde informou os veículos de comunicação que tal paciente sentiu os sintomas no mesmo dia do retorno ao Brasil relatando febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça. Segundo as autoridades brasileiras, o homem estava de máscara durante todo o voo de volta a São Paulo. Na sexta-feira, o paciente procurou atendimento no Hospital Albert Einstein, onde fez exames. O resultado confirmou Covid-19 — nome da doença do novo coronavírus. 

ATUALIZAÇÃO DE DADOS

Até este sábado 29/02 após o balanço do Ministério da Saúde existem 207 casos suspeitos do novo coronavírus e 79 descartados em todo o Brasil.

Relembre o primeiro caso confirmado no Brasil

Foi na quarta-feira de cinzas, quando o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso POSITIVO de coronavírus no Brasil e em toda a América Latina.

Trata-se de um homem de 61 anos que veio da Itália e agora está em quarentena em sua casa. Nesse processo cerca de 30 familiares dele estão em observação e mais 16  passageiros do mesmo voo serão postos em observação nas próximas horas já que podem ter pego conexões e ido para outros destinos.

ORIGEM DO VÍRUS

O Ministério da Saúde aponta que os primeiros coronavírus surgiram em 1960. E a variação que está infectando na China e em outros 12 países é conhecida tecnicamente como 2019-nCoV. Ainda não se sabe como houve a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.

>> Leia sobre o caso de câncer da Ana Maria Braga

SINTOMAS

Geralmente são febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.

É UM VÍRUS QUE VEM PRA FICAR OU VAI SUMIR?

Não se sabe. Alguns vírus, como o da catapora, não voltam a causar a doença novamente após uma primeira infecção. No caso do vírus da zika, por exemplo, o corpo responde e a mesma pessoa não passa a ser afetada novamente, o que gera uma redução natural no número de casos.

A ciência ainda precisa estudar se o 2019-nCoV gera uma resposta imune definitiva ou se uma pessoa pode ser infectada mais de uma vez.

COMO SE PREVINE?

  • Cobrindo a boca e nariz ao tossir e/ou espirra
  • Usando lenço descartável para higiene nasal
  • Não toque muito nas mucosas de olhos, nariz e boca
  • Mantenha o ambiente ventilad
  • Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão
  • Se viajar para os locais com circulação do vírus evite contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos)