Campo Bom, essa cidade do Rio Grande do Sul esta sendo muito citada nas últimas horas desde a confirmação do primeiro caso de Coronavírus.
A confirmação ocorreu no início da manhã de hoje (terça, 10) pela Secretaria Municipal de Saúde da Campo Bom. O paciente é homem e tem 60 anos, apresentou sintomas há algumas semanas quando retornou da Itália. Desta forma, foi imediatamente isolado seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. Ele encontra-se em bom estado de saúde e seus familiares não apresentam sintomas.
Com este caso, o número de atingidos pela Covid-19 chega a 26 no Brasil, conforme os últimos dados do Ministério da Saúde, disponibilizados na segunda-feira à tarde. Ao todo, são 930 suspeitas em território nacional, das quais 112 estão no Rio Grande do Sul (12,04% dos casos).
Agora, o Rio Grande do Sul deve passar ao nível 1 do seu plano de contingenciamento. Permanecerá assim até 100 casos confirmados dispersos no Estado ou quando a letalidade mundial ultrapassar 3%. Entres as ações previstas estão a disponibilização de 30 leitos de enfermaria em cada Macrorregião de Saúde e 30 leitos de UTI em hospitais de referência.
Relembre o primeiro caso confirmado no Brasil
Foi na quarta-feira de cinzas, quando o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso POSITIVO de coronavírus no Brasil e em toda a América Latina.
Trata-se de um homem de 61 anos que veio da Itália e agora está em quarentena em sua casa. Nesse processo cerca de 30 familiares dele estão em observação e mais 16 passageiros do mesmo voo serão postos em observação nas próximas horas já que podem ter pego conexões e ido para outros destinos.
ORIGEM DO VÍRUS
O Ministério da Saúde aponta que os primeiros coronavírus surgiram em 1960. E a variação que está infectando na China e em outros 12 países é conhecida tecnicamente como 2019-nCoV. Ainda não se sabe como houve a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.
>> Leia sobre o caso de câncer da Ana Maria Braga
SINTOMAS
Geralmente são febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.
É UM VÍRUS QUE VEM PRA FICAR OU VAI SUMIR?
Não se sabe. Alguns vírus, como o da catapora, não voltam a causar a doença novamente após uma primeira infecção. No caso do vírus da zika, por exemplo, o corpo responde e a mesma pessoa não passa a ser afetada novamente, o que gera uma redução natural no número de casos.
A ciência ainda precisa estudar se o 2019-nCoV gera uma resposta imune definitiva ou se uma pessoa pode ser infectada mais de uma vez.
COMO SE PREVINE?
- Cobrindo a boca e nariz ao tossir e/ou espirra
- Usando lenço descartável para higiene nasal
- Não toque muito nas mucosas de olhos, nariz e boca
- Mantenha o ambiente ventilad
- Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão
- Se viajar para os locais com circulação do vírus evite contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos)
Adicione Comentário