fbpx
Covid-19

Anvisa aprova 1º autoteste de saliva para Covid-19 no Brasil

Tudo sobre o primeiro autoteste de saliva para covid-19 aprovado no Brasil.

Existem, ao todo 4 autotestes liberados no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa aprovou hoje o 1º  autoteste para Covid-19 que usa a saliva para detectar o vírus. Um 2º autoteste, que faz a coleta pelo cotonete no nariz, também foi aprovada, agora existem agora 4 autotestes para Covid liberados no Brasil.

O teste de saliva aprovado é o “COVID Ag Oral Detect” e será fabricado no Brasil e é o segundo teste dessa empresa aprovado no país requer que o usuário cuspa a saliva em um copo. Depois, com o cotonete que vem no kit, a pessoa transfere a quantidade necessária de saliva para um tubo de extração.

O segundo teste aprovado é o “SGTi-flex COVID-19 Ag – AUTOTESTE”, registrado pela empresa Kovalent do Brasil Ltda e também será fabricado no Brasil. Segundo a Anvisa, o produto foi desenvolvido para coleta de amostra por swab nasal (cotonete no nariz), de forma não profunda (nas narinas) e terá embalagens com 1, 2 e 5 testes.

O que é o autoteste?

É semelhante aos testes rápidos feitos em farmácias, mas pode ser realizado em casa pela própria pessoa que apresenta sintomas. O kit vem com um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab – uma espécie de cotonete usado para a coleta nasal, a mais comum.

Assim como os testes de antígeno, o autoteste detecta o antígeno viral, uma estrutura do vírus que faz com que o corpo produza uma resposta imunológica contra ele – os anticorpos. De acordo com a Anvisa, é indicado utilizar o autoteste “entre o 1º e o 7º dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza (popularmente conhecida como nariz escorrendo), dores de cabeça e no corpo.

LEMBRE-SE: a vacinação e o distanciamento físico são medidas que diminuem as chances de transmissão do coronavírus. Use máscara e álcool em gel.