Seria detox somente o que é fit? Como os sucos naturais e determinados alimentos que prometem limpar o nosso organismo?
Talvez, mas a abrangência do termo vai muito além. Especialistas afirmam não haver alimentos com o poder de limpar integralmente o nosso organismo porque ele próprio já é um filtro.
PARA ENTENDER MELHOR
Os órgãos agem em harmonia para limpar o que não traz benefícios e transformar o que nos faz bem em combustível para funcionarmos com excelência. Ou seja, temos a opção de escolher alimentos que “sujem” menos o organismo e o estimulem ele a funcionar melhor.
Veja também: >> O Yoga e o Yoga Dance
PRATICAR YOGA É DETOX
Há mais de 5.000 anos, o povo criador do Yôga sabia muito bem que não adiantaria apenas lavar o corpo por fora, a limpeza interna seria fundamental. No conjunto dos feixes de técnicas do Yôga Antigo, contamos com os kriyás – técnicas de limpeza e purificação das mucosas do organismo. Como por exemplo, no nauli kriyá, que é a movimentação do músculo reto abdominal para a limpeza das mucosas dos intestinos e para estimular o peristaltismo. Ou ainda, outro exemplo, seria o jála nêti, que é a lavagem dos seios nasais e das narinas através da passagem da água levemente salgada, utilizando um lota.
YOGA DETOX PARA UM RESTART NA ROTINA
Vou logo afirmando: não adianta organizar a alimentação e manter a desorganização com os relacionamentos, se atrasar para compromissos ou ainda não cumprir prazos. Também é preciso ter organização pessoal para atingir suas metas. O Yôga ensina que só evolui quem mantém mente, tempo, dieta e relacionamentos em harmonia.
Veja também: >> Saúde mental e inteligência emocional são os novos desafios do mundo moderno
Praticar Yôga é praticar Detox diariamente. É alimentar-se de forma a promover o máximo de nutrição ao corpo com o mínimo de resíduo. Dessa forma, facilitando para nosso corpo sua limpeza e mantendo-o jovem e saudável.
Vale lembra que, contudo, a saúde não está somente na alimentação. Ela está envolvida com a qualidade de vida que, por sua vez, abarca a realização pessoal e profissional, saber dar e receber afeto, criar e manter relacionamentos sociais, ter boa forma física e, sim, desenvolvimento espiritual.
Praticar Yôga é praticar diariamente seu autoestudo e treinar auto-superação. Assim a Yôga é o seu Detox.
A diferença entre quem está estagnado e quem está evoluindo é justamente esta, manter-se cumprindo metas. Para tanto você precisa organizar sua mente, seu tempo, sua dieta e seus relacionamentos.
Talvez, você precise rever a sua rotina. Provavelmente 80% das coisas que faz não te ajudam na busca por seus objetivos. Então, por isso, chegou a hora de pratica o seu Yôga Detox em tudo àquilo que já não te representa (sejam pessoas, coisas ou hábitos).
*Dica para começar: organize uma agenda nova, repleta de ações que deseja, depois, se houver tempo, faça o restante. Desintoxique sua vida!
Shane Nicolodi
Professora de Yôga
Casa Shane | Filosofia e estilo de vida
Rua Duque de Caxias, 181 | 55 984034280
Adicione Comentário