Conhecida também como “terceiro mamilo”, a Polimastia é a presença das glândulas mamárias em outras partes do corpo e podem surgir nas axilas, na barriga, nas coxas e na região da pelve.
A causa dessa condição é um resquício de tecido embriológico que homens e mulheres possuem. Parte ainda na formação do embrião quando desenvolve as mamas, vindo desde a região da axila até a virilha, contudo, ao longo do processo de maturação, vão diminuindo e ficando apenas os dois mamilos na região da mama.
Em pacientes com Poliomastia, essas glândulas mamárias espalhadas pelo corpo, ainda quando embrião, não regridem por completo.
Por isso, podem apresentar um ou mais conjuntos de mamilos ou de glândulas mamárias em outros lugares do corpo que não a linha mediana do peito, onde é habitual.
O que acorreu com Tata foi que essa glândula, localizada em baixo no braço, expelia leite. Ela conta que notou a “terceira mama” após o nascimento de Caio, seu segundo filho com o também youtuber Julio Cocielo e, para ela, isso também já tinha ocorrido durante a gestação da Bia, sua primeira filha.
“Muitas pessoas confundem com gordura na axila, mas pode ser uma mama acessória e é muito comum. Eu achei que era um pelinho encravado na axila, porém esse ‘pelinho’ só encravou nas duas gestações. Na gestação da Bia também encravou, mas nem dei bola, não mexia e ele sumiu e agora voltou” contou Tata.
Segundo citado, tanto homens quanto mulheres podem ser acometidos e por vezes surge em momentos de variações hormonais, como na puberdade e na gravidez – conforme o caso de Tata.
A condição talvez requeira cuidados médicos, pois, em alguns casos, surge acompanhada de dores e inchaço nas mamas adicionais durante o período pré-menstrual e/ou produção e saída de leite – em caso de amamentação, como ocorreu com a youtuber.
Além, claro, de ficar de olho em todos os cuidados para evitar e diagnosticar precocemente o câncer de mama, visto que o paciente com polimastia corre um risco maior.
Adicione Comentário