Você esperou tanto pela Introdução Alimentar do seu bebê e agora não sabe por onde começar? Anos atrás ao completar 6 meses, achávamos que a criança já estava pronta, porém hoje orientamos a observar alguns sinais, que nos darão certeza que a criança está pronta. Quem explica quais são esses sinais de prontidão é a Larissa Meira – Nutri materno infantil.
Os sinais de prontidão são:
– ficar sentados sem apoio;
– levar objetos até a boca;
– demonstrar interesse pelos alimentos
– protrusão da língua diminuindo
Esses 4, aliados aos 6 meses, indicam que o bebê está pronto para a IA, mas, calma, é comum a criança recusar o alimento no início já que trata-se de um sabor e uma consistência nova e até aqui o bebê só recebia leite, e isso não quer dizer que ele não gostou do alimento, como a maioria acredita.
Maneiras de fazer a Introdução Alimentar
Não existe o certo ou errado, cada família escolhe a abordagem que se sente mais segura.
Lembre-se: até os 2 anos é o período de fixação dos hábitos alimentares do seu filho, permita que a descoberta ocorra de forma natural e respeitando os limites da criança e escolha sempre alimentos saudáveis e naturais.
Conheça 3 tipos de Introdução Alimentar:
– Tradicional: com as papinhas amassadinhas, frutas raspadas – onde o adulto alimenta o bebê.
-BLW (Baby-led Weaning): aqui o conceito é despertar a autonomia do bebê e o interesse dele pela comida. O BLW estimula a oferta de alimentos em pedaços, tirinhas e fatias para que ele coma sozinho, usando as mãos e sentindo um sabor de cada vez. No BLW os bebês também podem aprender a comer com talheres (entre 10 a 12 meses).
– Método participativo: mescla o método tradicional com o BLW. O objetivo é o mesmo, respeitar a autonomia do bebê e o seu tempo. Na prática, consiste em oferecer alimentos com a colher e outros em pedaços.
DICA: ofereça as frutas em pedaços e as refeições salgadas na colher. Ou, em uma mesma refeição ofereça os legumes em pedaços e o arroz e o feijão na colher.
Para saber mais, clique aqui ou na imagem abaixo:
Adicione Comentário