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terça-feira , 17 outubro 2017

Veja como manter um boa alimentação

Seguindo a ideia do post anterior, resolvemos separar algumas dicas que irã auxiliar na sua boa e saudável alimentação.

nova-piramide-alimentar

É importante ter o devido discernimento de que a alimentação deve ser apropriada às diferentes fases e condições da vida, buscando satisfazer todas as necessidades do corpo. Os alimentos precisam ser nutritivos e não apenas conter calorias vazias. São vários os nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, portanto, é necessário selecionar o que irá consumir.

Conheça a nova nova pirâmide alimentar elaborada pela Harvard School of Public Health a partir de importantes estudos científicos. De forma didática ela busca fomentar os bons hábitos. Note que agora, na sua base há a prática de atividade física associada à manutenção de um peso saudável e uma adequada hidratação. Os cereais integrais, as gorduras saudáveis (azeite de oliva, óleo de canola) e as frutas e hortaliças também se encontram na parte inferior da pirâmide e tem seu consumo estimulado, enquanto que alimentos como carnes vermelhas gordurosas, cereais refinados e bebidas com sal e açúcar estão no topo da pirâmide e devem ter um consumo esporádico.

Vamos conhecer algumas fontes nutritivas e desmembrar essa pirâmide?

  • Praticar exercícios físicos regularmente, manter um peso saudável e hidratar-se passam a ser a primeira regra de conduta
  • Carboidratos: cereais integrais como arroz, massas, pão e aveia são ricos em fibras e devem ser consumidos na maioria das refeições
  • Gorduras mono e poliinsaturadas: azeite de oliva extra virgem, abacate, nozes, amendoim e castanhas podem ser consumidos diariamente. No caso do azeite e óleo o recomendado é uma colher de sopa
  • Frutas: ricas em vitaminas, fibras e sais minerais, devem ser consumidas 3 a 5 vezes ao dia e sempre que possível com a casca
  • Legumes e verduras: são excelentes fontes de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Consuma de 3 a 5 vezes ao dia
  • Proteínas: carnes magras, peixe, aves, frutos do mar e ovos. Consuma 1 a 2 vezes ao dia
  • Leguminosas e oleaginosas: ricas em vitaminas, minerais e fibras. Indicado o consumo de 1 a 2 vezes ao dia
  • Leite e derivados: ricos em proteínas e cálcio. Busque ingerir 3 vezes ao dias os produtos mais magros, como queijo de ricota e leite desnatado
  • Açucares, doces, sal, cereais refinados e refrigerantes são ricos em calorias e pobre em nutrientes, evite o consumos diário
  • Gorduras: manteiga, carnes vermelhas e gordas são ricas em gordura e calorias por isso o consumo deve ser esporádico.

 Comer bem é comer corretamente

  • Mastigue com calma os alimentos para facilitar a digestão e estimular a saciedade
  • Fracione as refeições em 5 a 6 vezes ao dia
  • Não belisque guloseimas nos intervalos das refeições
  • Beba no mínimo 2 litros de água por dia. Ela hidrata o corpo, ajuda na eliminação de toxinas e gorduras pelos rins e auxilia no tratamento da celulite e flacidez
  • Prefira preparações grelhadas, assadas, cozidas, ensopadas ou refogadas, ao invés de frituras
  • Faça das refeições um momento de prazer com sabedoria
Aporte clínico da Nutricionista e Personal Diet
Marcelli Lopes de Mattos – CRN2 12111
Pós graduanda em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva

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