Google+
segunda-feira, Abril 23, 2018

Síndrome mão-pé-boca saiba como tratar

.
✨ A doença ou síndrome mão-pé-boca é uma enfermidade viral contagiosa muito comum em crianças, e é caracterizada por pequenas feridas na cavidade oral 👄, erupções nas mãos ✋🏼 e nos pés.
.
☝🏻É causada habitualmente pelo Coxsackievirus A16, e sua transmissão ocorre através do contato direto com saliva 💦, fezes 💩 ou outras secreções, e indiretamente por alimentos ou objetos contaminados. .
.
📌A princípio, os sintomas são semelhantes aos de um resfriado comum, com febre, dor de cabeça, garganta inflamada e falta de apetite. Um ou dois dias após é que começam a surgir as lesões características que dão o nome à doença mão-pé-boca durando em média 21 dias. .
.
🛑 Manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas surgem na boca, nas amídalas e na faringe, geralmente evoluindo para ulcerações muito dolorosas, semelhantes às aftas. Na sequência, vem a erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que podem ocorrer também nas nádegas e na região genital.
.
🎯 O tratamento é a base de sintomáticos, ou seja, cuidar do que está presente. Além dos pediatras, os Odontopediatras também podem tratar. Analgésicos e antitérmicos para dor e febre, e nos casos mais graves indica-se antivirais nas primeiras 72 horas. Soluções contendo anestésicos podem ser usadas minutos antes de se alimentarem, com a prescrição do Odontopediatra.
.
⚠ A higiene da boca 👄 precisa ser rigorosa, SIM mesmo dolorida precisa limpar de forma especial para não piorar a situação!
.
😩 Por causa da dor, surgem dificuldade para engolir e muita salivação. Por isso, alimentos frios, geladinhos, pastosos e sem temperos são os mais indicados. .
.
⚠ Pessoas contaminadas devem ficar em casa. Crianças 🚫 não devem ir à creche ou à escola até todos os sintomas terem desaparecidos.
.
☝🏻Como o vírus ainda pode ser eliminado nas fezes mesmo após a cura dos sintomas, é importante a higienização das mãos com frequência, principalmente na hora de trocar as fraldas das crianças, após ir ao banheiro e antes de manusear a comida. 🤹🏻‍♀ Brinquedos também devem ser higienizados com frequência.
.
💉 Ainda não existe vacina para a doença mão-pé-boca.
.
#odontopediatriabrasil 🇧🇷

Confira também

QUARENTENA: descubra o que pode e o que não pode

Provavelmente você já tenha ouvido falar sobre a quarentena, talvez até já tenha vivido este …

Saiba tudo sobre as doenças mais temidas da atualidade

Vírus, bactérias, fungos, protozoários e parasitas. Você já ouviu falar nesses vilões? Provavelmente sim! Eles …

2 Comentários

  1. Depois que uma criança teve a mão, pé, boca ela pode pegar a doença novamente?

    • Oi Jéssica, obrigada por acompanhar a Revista Vitale.
      De acordo com a Dra Paula Librelloto (infectologista) sim, pode dar mais de uma vez.
      Isso porque existem sorotipos diferentes.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *