Google+
sexta-feira, Abril 27, 2018

Afta: aprenda a maneira certa de tratar

Quando as aftas aparecem não tem jeito, é desconforto na certa. Sendo assim, fazemos tudo que nos ensinam para curar logo as feridas tão indesejadas. Cientificamente, na tentativa de sarar o local as células de defesa migram até ali e acabam despertando uma reação inflamatória exagerada, por isso o inchaço e a dor. Elas são mais comuns na área interna das bochechas, na língua ou na porção logo abaixo dela. Sua característica mais notável é a cobertura úmida e branca no topo da ferida.

Ainda não se decifrou a origem das aftas nem por que elas pipocam com frequência em algumas pessoas e raras vezes em outras. Acredita-se que o estado da imunidade e a acidez excessiva na boca contribuem para isso.

OS SINAIS DA AFTA
*Ardor e coceira
*Vermelhidão e dor

O QUE PODE DESENCADEAR A AFTA
*Condimentos em excesso na comida
*Ingestão exagerada de refrigerantes
*Hábito de mastigar objetos, como pontas de lápis ou caneta
*Estresse e ansiedade
*Distúrbios imunológicos
*Deficiência de nutrientes
*Má higiene bucal
*Problemas gastrointestinais
*Predisposição genética

COMO PREVENIR
Não existe uma estratégia 100% para evitar mas há medidas como por exemplo, ter uma alimentação balanceada e manter a higiene bucal pode nos proteger das feridas na boca.

Ah, e também vale corrigir eventuais problemas gástricos também permite impedir a reincidência dessas lesões dolorosas. Temos um especial sobre prevenção desse temido problema, acesse.

TRATE CORRETAMENTE
A afta tende a desaparecer sozinha depois de duas semanas em média. Mas, se houver desconforto demais, um especialista poderá prescrever pomadas analgésicas e anti-inflamatórias ou até mesmo medicamentos de uso oral.

NÃO USE o bicarbonato de sódio, além de ineficaz, é capaz de fazer a afta evoluir para uma queimadura. Clique aqui para saber mais sobre como manter a higiene bucal adequada e evitar o surgimento de doenças como a afta.

Confira também

Impetigo: saiba como evitar a infecção que atinge crianças

A doença é altamente contagiosa, caracterizada pela infecção causada por uma bactéria que já está …

3 livros que você não pode deixar de ler

Ler traz inúmeros benefícios a saúde metal e física, estimula a criatividade, expande o vocabulário …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *