Google+
terça-feira, Maio 22, 2018

7 sinais de ansiedade nas crianças 

Leu o título e se interessou? Então lá vai um dado: uma em cada 10 crianças tem características de ansiedade. Pode parecer pouco, mas a problemática afeta a vida dos pequenos e de toda a família. As razões pela qual a criança é ansiosa podem ser várias: genética, temperamento, fatores cognitivos e experiências traumáticas, por exemplo.

Porém, desta vez, conversamos com a Psicóloga Mariana Prola – especializada em Clínica Infantil e vamos nos deter aos principais sinais de ansiedade nas crianças. “Cada criança é diferente, por isso a ansiedade pode se manifestar de diferentes formas em cada uma delas”, explica.

Ah, se você identificar alguns deles no seu pequeno, calma, a boa notícia é: quanto mais cedo você detectar a ansiedade, mais rápido poderá ajudá-lo a construir uma saída para esses desafios. Afinal, crianças ansiosas tendem a ser mais adoráveis e quando recebem tratamento, se tornam, adultos mais fortes no futuro. Veja os sinais:

  1. Tem muito medo

As crianças ansiosas geralmente têm medos de insetos, animais e pássaros, mas também de sombras e escuridão, monstros e dinossauros. Vale lembrar que algumas também têm medo do banheiro e chuveiro. Claro que, vários outros medos existem, porém, os mais comuns são estes.

  1. Não conseguem vestir qualquer roupa

Muito comum! As crianças ansiosas possuem dificuldade para lidar com a costura das meias, etiqueta e botões das roupas. Algumas até se recusam a vestir calça jeans ou roupas que ficam apertadas no corpo.

  1. Odeiam sujar as mãos

Elas se preocupam com a sujeira a ponto de ter medo de se sujar. É tão grave que em alguns casos podem até mesmo ter um pequeno desmaio se as mãos ficarem sujas demais. Por isso, pedem aos pais que lavem as mãozinhas deles, muitas vezes, sempre que notam uma sujeirinha.

  1. Elas têm rituais

Quando a rotina vai além do comportamento metódico, é porque a criança é ansiosa. Elas sempre querem usar determinados talheres, insistem para que a comida seja servida de tal forma, que as pelúcias estejam de tal maneira.

  1. São exigentes na hora de comer

Alimentação é uma batalha comum para qualquer criança, mas para as ansiosas é ainda pior. Algumas podem, inclusive, exigir que não toquem no prato delas, já outras, selecionam pouquíssimos alimentos para comer.

  1. Seguem os pais

A criança ansiosa é a sombra dos pais, mesmo dentro de casa. Essas crianças não saem dos pés dos pais e choram na porta quando eles estão no banheiro. Qualquer tipo de separação é motivo de pânico.

  1. Dificuldade para dormir

Crianças ansiosas geralmente apresentam problemas de sono. Um deles é para dormir sozinhos, por isso querem os pais deitados ao lado. Além disso, acordam várias vezes com medo do escuro ou porque tiveram pesadelos.

 

 

Confira também

Como tornar o seu filho um adulto independente

Dra. Estela Giordani Os adultos, ao lidar com seus filhos e também com as crianças …

Faça você mesmo: 3 receitas com a cara do outono

O outono é uma delícia! Os dias ficam mais frescos, as noites mais longas e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *