Google+
segunda-feira , 11 dezembro 2017

Seu filho não cumprimenta as pessoas? Saiba como agir

Dra. Estela Giordani

Tenho visto em diversas situações mães, pais, avós e professoras forçarem as crianças a abraçar ou beijar as pessoas, quando na verdade os pequenos não querem fazer nada disso. Isso ocorre porque os pais se sentem constrangidos, e querem agradar aqueles que gostam das crianças, e por isso, gostariam que seus filhos manifestassem carinho.

Porém, muitas vezes as crianças se recusam e os pais insistem e em outras vezes até forçam. Será que os pais devem ou não devem insistir para que o filho dê um abraço ou um beijo em alguém? Por quê? Se acontece isso com você, como você pode agir?

Para responder essas perguntas, vou contar o caso de uma criança que os pais sempre obrigavam ela a abraçar, beijar ou se deixar abraçar e ser beijada. O que acontecia? Este menino não parecia à vontade para dar um abraço ou um beijo. E, uma vez quando eu estava com eles, os pais forçaram o filho. Como eu agi? Eu disse à criança: “está tudo bem se você não quer me dar abraço ou beijo, tranquilo, você só me abraça se você tiver vontade de verdade! Não se preocupa, eu gosto de ti do mesmo jeito”.

O que aconteceu com esse discurso? Dei a liberdade e estabeleci uma relação tranquila com o garoto. E ocorreu que depois de um tempo de convivência ele já se sentia à vontade para me dar um abraço ou também um beijo.

Então, quando você estiver com seu filho, outros adultos, ou com alguém que te faça uma visita, ou com os avós e que de fato você gostaria muito que o seu filho fizesse um agrado, não é bom forçar. Deixe ele tranquilo! Se a criança tiver vontade e se for verdadeiro ele fará naturalmente. Ou seja, deixe seu filho expressar verdadeiramente o que sente. Porque forçá-lo, não é legal e você também não gostaria de se sentir forçado a expressar algo que não sente e que poderia evitar, não é mesmo?

Você pode inclusive auxiliar dizendo para o outro adulto “olha só, agora talvez ele não queira te abraçar, mas isso não significa que ele não gosta de você, às vezes ele não quer e eu acho melhor não forçar ele”! Acredito que assim é melhor. Então, nesta situação eu aconselharia: deixe seu filho à vontade e respeite o desejo dele!

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Acesse meus canais e confira!

https://www.facebook.com/draestelagiordani/?fref=ts

http://materiais.estelamarisgiordani.com.br/listavip?rdst_srcid=759792

https://www.youtube.com/channel/UCWA3AiykDKc0-uQdjn9FRCA

 

Confira também

Você sabe como armazenar o leite materno?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno …

DICA PAIS E FILHOS: Aprenda mais sobre o desfralde

Dra. Estela Giordani Embora eu inicie esta matéria com o exemplo do desfralde, o que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *