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quarta-feira , 26 julho 2017
saúde corpo e mente

Depressão de inverno – alternativas!

saúde corpo e menteFrio e pouca luz podem interferir em nosso equilíbrio. Na maioria das vezes os problemas emocionais estão interligados a situações negativas do passado e que deixaram marcas. Há vários tipos e causas depressivas, uma delas é a depressão sazonal, aquela que chega de mansinho com as nuvens cinzas do inverno. Em muitos casos, o paciente apresenta alterações no sono, apetite, disposição, humor e no caso das mulheres a TMP potencializa.

Por isso, aquele sentimento ruim que te aflige não deve ser ignorado. Ele aparece para se comunicar com você. Seu corpo emocional sempre dá avisos, mas se ignorado, requer que algo se faça, e isso se chama somatização. Que é quando você não ouve seus sentimentos e o físico precisa entrar na jogada para que enfim você preste atenção. Independente de qual seja tratamento indicado pelo seu médico profissional da área, escolhi algumas alternativas que uso com os meus pacientes, e comigo mesma. Acredito que vai te ajudar.

1 – Florais de Bach
Os Florais vão ativar em você as emoções e qualidades necessárias para estimular o que falta em seu corpo emocional, mental e físico. Ele age também como um antídoto, combatendo os sentimentos negativos que causam a depressão.

2 – Luzes e cores
Use muitos acessórios amarelos e alaranjados, como cachecol, luva ou toca. Essas cores vão diretamente ao nosso cérebro ativando os sensores da felicidade. Outra tática que ajuda é colocar cortinas de cor amarela nas janelas. Mesmo quando o dia estiver cinza, a luz vai entrar exatamente com a mesma cor do Sol, e isso ativa os sensores da alegria.

3 – Alimentação e atividade física
Claro que no frio dá vontade de ficar só no sofá tomando sopa e chocolate quente o tempo todo. Dá pra fazer isso sim, mas de vez em quando. O ideal é manter sua alimentação da maneira mais saudável possível e inclua mais frutas e castanhas. As frutas ativam nossa energia vital, e as castanhas melhoram a produção dos hormônios necessários para ativar as boas emoções.

Atividade física ajuda IMENSAMENTE na cura da depressão. Mas claro, faça algo que te dê prazer. Além da academia, você pode simplesmente dançar na sua sala. Subir escadas ouvindo uma música bem alegre. E uma atividade que eu amo durante o inverno é a Yoga quente. As aulas acontecem numa sala aquecida a 36° C, e não tem nada de lento no Yoga não viu? É um detox delicioso. Experimente!

Você é a pessoa mais importante do mundo, não se deixe para amanhã. Sempre há tempo para melhorar, mas quanto mais deixamos o tempo passar, mais difícil e complicado fica o tratamento.

Adriana Souza
Coach de corpo e alma e Florais de Bach
Département de Psychologie UQAM

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