Google+
sábado , 16 dezembro 2017

Saiba como despertar o potencial humano do seu filho

Dra. Estela Giordani

No convívio diário com a criança, é muito fácil perceber que elas adoram e sentem a necessidade de serem úteis. Se quisermos realmente conquistar uma criança, precisamos começar desde cedo a dar pequenas tarefas a elas. Quem nunca presenciou a cena, de quando a mãe ou pai vai lavar a louça e imediatamente o filho quer ajudar a secar? Quando a mamãe está preparando o almoço, muitas vezes, a criança quer ajudar a mexer nas panelas, arrumar a mesa, quer varrer a cozinha, enfim, ela quer ajudar, mesmo sendo uma ajuda da maneira dela.

O mesmo acontece com os adultos, quem não gosta de sentir-se útil? A criança desde muito pequena, tem o prazer de fazer as coisas, o prazer de ajudar, e essa é uma dimensão humana muito importante, que os adultos, devem não apenas cultivar, mas também, incentivar, através de pequenas atitudes de provocar as crianças a fazerem certas coisas. Por exemplo, colocar o calçado no lugar certo, guardar a mochila quando chega da escola, organizar a sua cama, suas gavetas e seus brinquedos, tudo nos seus devidos lugares. Afinal, a criança ama tudo isso e não existe nenhum tipo de problema, claro, desde que acontece com moderação.

Ao longo da minha carreira, eu estudei uma pedagoga italiana, Maria Montessori e, no livro “O que você precisa saber sobre o seu filho” ela explica que as crianças adoram as coisas organizadas, não gostam das coisas fora de ordem, gosta de colocar tudo nos seus devidos lugares. Como por exemplo, o tamanho e o lugar da colher, do garfo, da panela, do calçado, etc. Maria Montessori, conta inúmeras situações neste livro, e diz que a criança não é desorganizada, como a grande maioria dos adultos pensa, ela ama as coisas em ordem!

No entanto, é preciso levar em consideração duas questões:

– primeiro, a criança ama ser útil, por isso podemos pedir para ela nos ajudar. Para a criança, essa ajuda não é um trabalho, é um jogo, uma brincadeira, um exercício. Se o pai e a mãe usam essa característica, a vida da família fica mais leve e alegre porque além do filho contribuir para o bem estar da casa, ela está se desenvolvendo e, aprendendo. Por exemplo, quando a criança arrumar uma gaveta, ela não vai estar apenas organizando uma simples gaveta, vai ter a noção de ordem das coisas, do que vem primeiro o que vem depois, qual a quantidade de roupa que pode ser guardada em cima da outra, qual a maior pilha de roupa, ou seja, a criança vai ter noções que a ajudam ser uma pessoa, um ser humano;

– segundo, a criança de fato gosta da ordem, então, não é problema nenhum, os adultos as deixaram colocar as coisas em ordem dentro de casa.

Portanto, é preciso deixar o seu filho livre, ele precisa exercitar e sentir-se útil, autorize-o a colocar a ordem o que desejar, seja no seu quarto, em seus brinquedos ou em suas gavetas, isso fará, com que você ajude o seu filho a desenvolver seu potencial humano. Quer saber mais sobre essa e outras temáticas? Acesse meus canais e me conte suas dúvidas.

https://www.facebook.com/draestelagiordani/?fref=ts

http://www.comoeducarmeufilho.com/

https://www.youtube.com/channel/UCWA3AiykDKc0-uQdjn9FRCA

 

Confira também

DICA PAIS E FILHOS: Atenção, as crianças absorvem tudo!

Dra. Estela Giordani Uma famosa pedagoga italiana, Maria Montessori, escreveu o livro “Mente Absorvente”, vou falar …

ENXAQUECA nunca mais! Vem aí um remédio específico para combater as crises

Se você sofre de enxaqueca sabe, essas dores são terríveis. Mas calma, vem aí um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *