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domingo , 10 dezembro 2017
MARIANA PROLA ANSIEDADE X DIETA

Reeducação Alimentar: um processo de ressignificação do alimento

MARIANA PROLA ANSIEDADE X DIETAComeçar uma reeducação alimentar significa encarar de frente a ansiedade. Aquele nervosismo que antecede vários momentos da nossa vida, nos deixando mais impacientes em relação a tudo. Por isso, é necessário entender que função o alimento tem na vida de cada um (preenchimentos de vazios) e qual o grau de ansiedade implicada na vida alimentar de cada um.

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O processo de alguma dieta faz o sujeito vivenciar a punição, a privação e muita frustação. E, já que muitos não deixam de sentir ansiedade, o ideal é “driblar” os sentimentos e situações para uma reeducação alimentar saudável e prazerosa:

  1. Busque sempre orientação individual de profissionais (psicólogos, nutricionistas, educadores físicos…) porque para cada pessoa há um método. Ou seja, não adianta seguir orientação de amigos e conhecidos porque cada organismo reage de diferentes formas frente ao processo de reeducação.
  2. Cortar o radicalismo: evitar jejuns prolongados, pular refeições ou exagerar nos exercícios para obter resultados mais rápidos. Não adiantará e aumentará a ansiedade.
  3. Planejar o dia: Acordar cedo, dormir cedo e fazer todas as refeições nos mesmos horários fará o corpo acostumar-se a sentir fome nos horários certos.
  4. Aceitação da fome: Sentir fome não é o fim do mundo… A pessoa sempre pode aguentar tranquilamente, este sentimento; pois reeducação alimentar implica em diminuição de quantidades.
  5. Inclua prazer na dieta: Não retire, bruscamente, da sua dieta, alimentos prazerosos. Reduza as quantidades. A dieta não deve ser monótona e desanimar a pessoa. Além disso, incluir prazer (optar pelo exercício físico que mais se identifique).
  6. Não foque 24 horas na palavra Dieta: Foque em como vai se sentir no futuro , ao concretizar o corpo bonito e saudável que se deseja. Imagine novas sensações que um corpo reeducado sente.
  7. Exercício, Exercício, Exercícios! O exercício é ansiolítico e antidepressivo natural, portanto mexa-se porque além de controlar a ansiedade, o exercício colocará a mente e o corpo em equilíbrio, facilitando o bem-estar.

Mariana Prola Farias  – CRP: 15.124 – Psicóloga Clínica

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