Google+
sexta-feira , 20 outubro 2017
cuca sem gluten

Cuca Sem Glúten Sem Lactose

cuca sem glutenEsta receita é ideal pra quem ama uma boa cuca com farofa mas não pode comer nem glúten e nem lactose. E ainda, ela é rica em fibras e nutrientes saudáveis para o seu organismo. Confira a receita e saúde 😉

Ingredientes Massa:

1/2 xícara tâmara 100g aprox.
1 xícara água
3 un. ovos
1/2 xícara açúcar mascavo
1/2 xícara óleo de girassol ou qualquer óleo neutro
2 colheres de sopa linhaça marrom opcional
sal pitada
raspas e suco limão Tahiti graúdo
1 colheres de chá canela em pó ou pimenta síria
1/3 xícara psyllium
1 xícara farinha de arroz
1 colheres de chá goma xantana colher rasa
1 colheres de sobremesa fermento químico 

Farofa
3/4 xícara óleo de coco
1/2 xícara açúcar demerara ou refinado
1 xícara farinha de arroz
1 un. maçã picada em cubos médios sem casca
1 un. banana picada em rodelas
2 colheres de sopa castanha do pará picada grosseiramente

Instruções de preparação: Massa

Hidrate as tâmaras. Para isso esquente 1 xícara de água e adicione às tâmaras, ou se você é como eu leve por 1:30 minutos no microondas e comece a separar os demais ingredientes. As tâmaras devem estar de mornas à frias pra iniciar a receita. Depois de separar todos os ingredientes para Cuca, coloque as tâmaras com a água pra bater no liquidificador. Depois que elas tiverem virado um purê adicione os ovos, o óleo, o açúcar, a linhaça, uma pitada de sal, raspas e suco de limão e a canela e bata bem. Lembre-se que você deve usar uma espátula pra limpar as laterais do liquidificador para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados.

Agora é hora de adicionar o psyllium, e assim que você começar a bater ele já vai começar a hidratar na massa e seu liquidificador não vai mais dar conta de bater. Neste ponto é só transferir a base da sua cuca para uma bacia. Pré-aqueça o forno a 180º C. Pra formar de fato a massa da cuca você vai precisar adicionar a farinha de arroz aos poucos e ir amassando com a mão, use 1 xícara de farinha, mas se você achar que ainda está muito grudento pode adicionar mais um pouco de farinha. Não precisa ficar totalmente desgrudando da mão, mas não deixe muito dura se não fica mais difícil de espalhar na forma. Reserve a massa.

Instruções de preparação: Farofa

Em uma bacia adicione o óleo de coco, o açúcar e a farinha de arroz aos poucos misturando com a ponta dos dedos, sem sovar. Se você achar que sua farofa está muito grudenta coloque mais farinha de arroz aos poucos até formar os grânulos. Unte uma forma redonda de 30 cm (de preferência de fundo removível) com óleo e farinha de arroz.Volte para finalizar a sua massa da cuca adicionando a goma xantana e o fermento e misturando na massa com as mãos. Espalhe a massa na base da forma, molhe as mãos pra ser mais fácil de espalhar. Depois que toda base da cuca estiver espalhada adicione a maçã e a banana picadas e espalhe as castanhas. Finalize espalhando a farofa por toda a cuca e leve pra assar. Asse por aproximadamente 50 minutos ou até que sua farofa comece a ficar dourada e crocante. Sirva com uma xícara de chá verde.

Fonte: Sem Glúten

chef Susan Martha

Confira também

10 dicas para prevenir a alergia na primavera

Conhecida como a estação mais bela do ano, a primavera chega para alegrar nossas vidas …

9 dúvidas que você precisa tirar sobre o câncer de mama

– No Brasil todos os dias são descobertos 156 novos casos- O Outubro Rosa é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *