Google+
quarta-feira , 23 agosto 2017

A semelhança entre o super-homem, o aeroporto e o radiologista

radiologiaVocê esta prestes a embarcar em sua viagem de férias e um funcionário do aeroporto lhe pede para colocar os seus pertences em uma esteira. Enquanto você passa por um detector de metais, seus objetos desaparecem em um túnel escuro e reaparecem do outro lado. Eventualmente o funcionário lhe pedirá para abrir a mochila que carrega e mostrar algum objeto em especial.

O super-homem com sua visão de raio x , tenta descobrir através de grossas  paredes onde Lex Luthor mantém escondida a sua querida Lois Lane. Então num relance consegue encontrar, onde ninguém mais conseguiria ver a amada, nas mãos do vilão. Provavelmente, no mesmo momento dessas duas situações, em alguma clínica de diagnóstico por imagem, uma pessoa esta sendo examinada por um radiologista, para que após alguns instantes receba o resultado do exame feito, que deverá ser encaminhado ao seu medico.

Você deve estar imaginando o que estas situações têm em comum. Na verdade muita coisa. O raio x inventado em  1895 por um alemão chamado Wilhelm Conrad Rontgen, veio na época  revolucionar da medicina. Nunca até então os médicos tinham conseguido ver através do corpo humano. A possibilidade de fazer diagnósticos por imagem abreviou a necessidade de muitas cirurgias e possibilitou um enorme avanço em termos terapêuticos, com consequente melhoria da qualidade de vida de muitas gerações. O mesmo aparelho utilizado para os exames clínicos são usados também nos aeroportos e são fundamentais para a nossa segurança.  Também é graças a essa visão de raio x que o Super-Homem consegue salvar muitas vidas.

É claro que o Super-Homem sabe muito bem o que está vendo, mas quem nunca olhou um raio x, uma ecografia ou tomografia e não ficou se perguntando o que os médicos conseguem ver naquela imagem? Realmente não é fácil interpretar tais exames e é por isso que existem médicos, chamados radiologistas, que se especializam somente na realização e interpretação dos exames de imagem. Desde Rontgen a capacidade de realizar imagens do interior do corpo humano vem se ampliando. Primeiro com ultrassom, depois com a tomografia, densitometria, cintilografia e mais recentemente com a ressonância magnética.

Cada exame é capaz de elucidar patologias específicas requerendo um treinamento especial e desta forma um programa de residência médica com duração de pelo menos 3 anos. A Clinimagem se orgulha de ser a única clinica de Cruz Alta a realizar exames de imagem com aparelhos modernos e de precisão interpretados por médicos treinados e especializados somente no diagnóstico por imagem.

É muito importante enfatizar que o corpo humano, embora dividido em áreas de interesse para melhor atenção pelos diferentes especialistas médicos, é uma unidade indivisível. Desta forma, é comum que em uma suspeita clínica de apendicite seja identificado um cisto de ovário na ultrassonografia realizada pelo medico radiologista, ou ainda em uma suspeita de gravidez, o ultrassom mostre um tumor pélvico.

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem enfatiza e apoia a realização de exames de imagem por profissionais habilitados e certificados  por esta instituição. A Clinimagem, credenciada pelo Colégio Brasileiro de Radiologia está empenhada no esclarecimento da população a respeito das diretrizes acima. Sendo assim, está comprometida com exames da melhor qualidade, o que reflete em diagnósticos mais precisos, beneficiando o médico assistente e principalmente o paciente.

Dra. Fabiane Fleury Marczyk de Bem

Confira também

método pronokal

Método PronoKal – Rigor e ciência para a perda de peso

Com a chegada do calor, a preocupação com o excesso de peso volta com tudo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *