Google+
sábado , 19 agosto 2017
neopilates

Quer gastar calorias e definir o corpo? Partiu fazer neopilates!

Esse método que está conquistando o coração da mulherada une novos equipamentos e novos conceitos ao princípio do pilates convencional. Ele torna a aula mais desafiadora e bem mais divertida, já que seus movimentos são praticados em bases instáveis ou suspensas, como tecido acrobático, slackline, bolas, entre outros. Mas, tudo isso sem perder os princípios fundamentais do pilates convencional como respiração, alinhamento, concentração e contração do abdômen.

Para que você tenha uma ideia da maravilha que o neopilates faz com você, em uma hora de aula ele pode queimar até 500 kcal, isso mesmo. Algumas dúvidas nos surgem quanto a esse  novo conceito de pilates, por isso, conversamos com a educadora física Monique Fruet que é instrutora de pilates e NeoPilates, confira:

  1. Qual a diferença entre o neopilates x pilates tradicional? O pilates tradicional foi desenvolvido pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, no início com o nome de Arte da Contrologia. Com a morte de Joseph, seus seguidores designaram o nome Pilates. O método envolve movimentos de várias atividades físicas, tais como: yoga, ginástica, esqui, mergulho, karatê, meditação, defesa pessoal, dança, exercícios circences e levantamento de peso. Os princípios do método são: centralização, concentração, controle, precisão, respiração e fluidez. Os principais aparelhos do pilates são: cadillc, combo chair, reformer e barrel.O neopilates foi desenvolvido pela catarinense Amanda Braz, quando esta se deparou com uma reportagem da revista Isto É de maio de 2010, cuja capa: “o futuro do fitness”, que dizia que o método seria uma atividade do passado e que agora era vez dos exercícios funcionais. Então, Amanda foi estudar e pesquisar sobre o método e constatou que o pilates já utilizava exercícios funcionais. Com o intuito de fazer aulas mais prazerosas, lúdicas, divertidas e modernizar o método, Amanda pesquisou e juntou-se com seu irmão, projetando novos aparelhos, os quais são: skier (adaptação do equipamento reformer do pilates); fix ball (composto de dois aros que fixam a bola); slackline (fita de equilíbrio que tem sua origem no circo); lyra (um recurso também do circo); gravity (composto por dois tecidos e duas alças de suspensão); wall (mesma origem do gravity, composto por codas); core skate (é um skate com oito rodas que giram e na parte de cima do skate há um disco que também gira); a escada curva (que permite exercícios principalmente em suspensão em seus degraus, fitas ou barras paralelas).

>>Leia também: O treino HIIT potencializa sua queima de calorias

O neopilates utiliza também acessórios como: bolas suíças, toning ball, bola-feijão, disco de propriocepção e medicine ball. Os princípios do método do neopilates são: coordenação, concentração, controle, centralização, força, equilíbrio, respiração e flexibilidade. Enfim, o neopilates traz novos equipamentos, conceitos, fazendo com que a aula seja mais divertida, já que os exercícios são executados em bases instáveis. O neopilates com equipamentos diferenciados e lúdicos, exercícios em sua maioria desafiadores e com gasto calórico de até 500 kcal/aula. O pilates é realizado em bases estáveis, com equipamentos tradicionais, com exercícios mais precisos e executados com fluidez, com gasto calórico de até 300 kcal/aula. Palavras da Amanda Braz: “Inicialmente pode-se definir o neopilates como o pilates feito em outros equipamentos. Logo o método pilates é o pilar deste novo método”.

  1. Quais os seus benefícios? O método tem inúmeros benefícios a seus praticantes, podemos citar alguns: melhora na capacidade respiratória; ajuda a aumentar a flexibilidade corporal; ganho de equilíbrio e noção de espaço; melhora na habilidade de concentração; há aumento de massa muscular rapidamente sem hipertrofiar, sendo que em dois meses já podemos perceber os resultados, além disso modela o corpo; maior autoestima e confiança; melhora a circulação sanguínea; ganho e melhora na resistência física, dentre muitos outros benefícios que a prática do neopilates pode proporcionar a seus praticantes.
  1. Quais são as restrições? As restrições são as mesmas do pilates, analisar e cuidar individualmente cada aluno. Em casos de pessoas com labirintite, problemas cardíacos, e de deslocamento de retina não são indicados posições e movimentos de inversão. Porém estas pessoas podem fazer de tudo na aula, menos os movimentos invertidos. Gestante antes do 3° mês é restrito, mas após esse período pode fazer tudo desde que tenha conforto a ela. O ideal quando o praticante apresentar alguma patologia é indicado uma avaliação e assim uma liberação do médico para a prática do neopilates.

Confira também

JUDÔ CRUZ ALTA

Cruz-altenses trazem ótimos resultados da Supercopa Canoas de Judô

Aconteceu no ultimo sábado (15), a Supercopa Canoas no Centro Olímpico Municipal da cidade de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *