Google+
terça-feira , 26 setembro 2017

Que atire o primeiro desodorante!

desodorante-mulherEnquanto os termômetros marcam mais de 30 graus, você transpira muito, e acaba se vendo numa situação bem desagradável por causa disso. É a maquiagem que começa escorrer, a blusa que começa a ficar molhada, as mãos e pés também não escapam. Realmente é bastante desagradável passar o dia inteiro transpirando.

Tudo bem que é verão e a gente transpira, mas transpirar em excesso pode ser uma doença, e ela tem nome, é a hiperidrose. A hiperidrose primária é uma disfunção rara do sistema nervoso autônomo, de causa desconhecida, que leva a uma sudorese excessiva em determinadas regiões do corpo. Geralmente acomete as mãos, os pés, as axilas e a face, isoladamente ou em associação.

Segundo o Dr. Marcos Furian os sintomas podem surgir na infância e continuam pelo resto da vida. O suor ocorre sem que nada o possa impedir. Ele brota nas horas mais incertas e delicadas, causando grande incômodo e enorme constrangimento.

O rosto molhado causa uma impressão de insegurança, provoca mau humor, constrangimento ao falar em público ou em negociações. Atividades diárias simples como escrever, namorar, conduzir um automóvel, trabalhar com um computador, ou simplesmente apertar a mão de um cliente são penosos.

O tratamento pode ser clinico ou cirúrgico, sendo escolhido conforme a apresentação clinica do distúrbio. “Das opções cirúrgicas, simpatectomia torácica endoscópica é considerada o tratamento padrão ouro”, enfatiza Dr. Marcos Furian. A simpatectomia consiste na secção do tronco simpático localizado no interior da cavidade torácica por técnica de vide cirurgia. Com isto, o estímulo nervoso para as glândulas sudoríparas cessa imediatamente e a sudorese desaparece.

Um mesmo procedimento é capaz de curar a hiperidrose palmar, axilar, facial e melhorar ou eventualmente curar a hiperidrose plantar. A cirurgia é realizada sob anestesia geral através de duas pequenas incisões de cada lado do tórax. Dura cerca de 30 minutos. O resultado é imediato e pode ser constatado na própria sala de operação.

 A recuperação é rápida e o retorno às atividades é breve. Em alguns casos pode ocorrer, após a cirurgia, aumento da sudorese, em alguns locais do corpo que não foram de nervados pela cirurgia. Este para efeito normalmente diminui com o tempo e atrapalha menos que o suor original.

Dr. Marcos Furian:

Graduado em Medicina pela Fundaçao Faculdade Federal de Ciencias Medicas de POA em 1987

-residência medica em Cirurgia Geral  pela Fundaçao Faculdade Federal de Ciencias Medicas de POA, na Santa Casa de Porto Alegre por 2 anos – 1988 e1989

-residência medica de Cirurgia Toracica na Santa Casa de Porto Alegre – Pavilhao Pereira Filho –

-Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Toracica

Confira também

careca calvice homens

Implante capilar pode ajudar na recuperação da autoestima

A cirurgia, cada vez mais sofisticada, proporciona um aspecto natural e é eficaz para tratar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *