Google+
sábado , 22 julho 2017

5 coisas que você não deveria fazer quando está cansada

mulher cansadaFim do ano se aproximando e as tarefas pendentes só aumentando. Esse cenário parece familiar para você? Acredite, você não é a única a se sentir assim. Segundo estudo realizado pelo Ibope, em 2013, 98% dos brasileiros se queixavam de cansaço excessivo nessa mesma época. Ok, dois anos se passaram, mas a situação continua a mesma – e parece estar até pior!

Existem dois tipos de cansaço. O comum, que é aquele que desaparece depois de uma boa noite de sono ou umas de merecidas férias, e o excessivo, que acompanha desânimo, dificuldade de concentração, estresse e sensação de fraqueza muscular. “A exaustão prejudica o desempenho, interfere nos relacionamentos, repercute mal em todas as esferas da vida”, afirma a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da filial brasileira de International Stress Management Association (Isma).

Por isso, listamos cinco coisas que, para o bem de todos, é melhor evitar quando você está se sentindo assim. Seja qual for o item, o resultado será melhor se deixado para depois.

1)    Tomar decisões importantes

Como escolher a escola da sua filha, pedir demissão ou mesmo um aumento para o seu chefe. Quando estamos cansadas, o corpo reage com desânimo e a tendência é “fazer as coisas de qualquer jeito”, ou seja, tomar a decisão que for mais fácil e que exija menos trabalho. Uma pesquisa feita na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, EUA revelou que o cérebro tem uma capacidade limitada de tomar decisões, que vai sendo gasta ao longo do dia – até chegar a um ponto em que a mente precisa parar, e ficar em repouso, para recuperar o desempenho original. Coisas importantes como essas merecem ser pensadas com calma, quando você está de cabeça vazia, para que seja possível considerar todas as possibilidades em questão.

>>Leia também: A droga da obediência

2)    Ter uma DR

Discutir a relação não é coisa de cinco minutos e nem para ser feita a qualquer momento, em qualquer lugar. É uma oportunidade para refletir e escutar o outro. E quem tem vontade de fazer isso quando está cansado? Além disso, o uma situação de estresse, pode ficar ainda pior quando estamos cansadas. Segundo a psicóloga Marilda Lipp, do Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) o estresse é uma reação do organismo que ocorre quando ele precisa lidar com situações que exijam um grande esforço emocional para serem superadas. Quanto mais a situação durar ou quanto mais grave ela for, mais estressada a pessoa pode ficar. E, nesse caso, a tendência é fazermos a famosa tempestade em copo d’água. Se é o parceiro quem está chamando para uma conversa mais séria, a melhor saída, para evitar um final diferente daquilo que você realmente quer, é descansar e deixar para um momento mais tranquilo – com a cabeça fria – e descansada.

3)    Dar uma bronca daquelas no seu filho

Cansaço excessivo, sabemos bem, também leva a mau humor e intolerância. Aquele prato sujo que a sua filha coloca em cima da pia praticamente todos os dias passa a irritar muito mais; a cama desarrumada que normalmente você nem se incomoda tanto de arrumar, vira um problemão. Quando você está se sentido cansada, mal humorada e, consequentemente,  irritada e desanimada,  não é o melhor momento de falar o que está incomodando, pois uma simples reclamação pode virar uma briga enorme. Respire, descanse e espere o dia seguinte para explicar o quanto essas pequenas ajudas no dia a dia podem mudar (para muito melhor) a vida de vocês.

4)    Sexo

Já está mais que comprovado que a dupla estresse + cansaço diminui a libido. E se engana quem pensa que isso serve só para as mulheres. Mesmo os homens, famosos por saber dividir melhor as coisas nessas horas, perdem a vontade de fazer sexo, segundo estudo da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Uma outra pesquisa feita pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, apontou que a diminuição do desejo sexual afeta 48,5% das mulheres. Cansaço, estresse, problemas hormonais e psicológicos estão entre as causas principais. E nem você  e nem seu parceiro merecem uma forçarão de barra, certo? Afinal, sexo é legal quando é bom para os dois. Não há nada demais em admitir que está cansada e esperar um momento em que você estiver mais disposta para fazer isso. Mas, se esse sintoma se tornar frequente demais, pode acabar atrapalhando sua relação. Então, fique de olho, ok?

5)    Ir às compras

Dois motivos básicos para não fazer esse programa quando estiver cansada. Primeiro que o sintoma pode ser confundido (ou mesmo misturado!) com estresse e, para quem tem essa tendência, pode acabar descontando o sentimento em compras.  Outro problema é, ao contrário, comprar a primeira coisa que você ver pela frente, sem pesquisar, só para se livrar logo da tarefa. Dar boas voltas no shopping e descobrir promoções e preços melhores significa compra consciente e livre de arrependimentos. O resultado dessa mistura pode ser desastroso para o seu bolso. Portanto, melhor esperar a disposição voltar!

Escrito por Fernanda Morelli

Confira também

criolipolise

O que é criolipólise? Como funciona?

A criolipólise é um tratamento que vem sendo muito procurado quando se fala em gordura …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *