Google+
quinta-feira , 21 setembro 2017

Psicoterapia: para conhecer a si mesmo

Cuidar de si mesmo é um dom. Ainda mais quando o pouco tempo do dia-a-dia não promove a reserva de um momento particular. Avaliar, pensar e buscar o aprimoramento são questões para se decidir sozinho. A psicoterapia é a área que trabalha este questionamento a fim de mudar, transformar e aperfeiçoar o autorrelacionamento. Ou ainda, como maneira de não assumir uma conduta de regras e ideais impostas.

psiquiatria_dez12

Um exemplo simples pode ser encontrado mesmo dentro da família. “Através da educação dos pais, as crianças começam a ter o primeiro contato com o mundo, descobrindo valores e princípios. Assim, passam a buscar sua aprovação”, explica o psiquiatra Vinicius Rambo. A partir de então, a criança começa a dar significado às coisas, percebendo o que a cerca através do olhar de outros.

Não só na família, como também em relação às amizades e sociedade em geral, a criança busca ser reconhecida, aceita e admirada, o que serve de suporte para a formação e direção do seu futuro. “A busca por essa referência acontece principalmente na fase de transição da infância para a adolescência, onde ela vai procurar no amigo a aprovação. Se o estímulo não vem de forma positiva, isso pode ocasionar problemas no futuro”. – completa Vinicius.

Quando criança, a principal referência é a família, em seguida, o mesmo sentido é direcionado aos amigos e a sociedade. Por este motivo, é necessário o acompanhamento realizado pela psicoterapia para que se possa direcionar a individualidade do sujeito em questão. O “eu” do indivíduo fica escondido sob a camuflagem que é imposta pelos outros, podendo até mesmo tornar sua personalidade imperceptível para ele mesmo. Vinicius diz que isso pode até ser uma verdade, no entanto, um pouco destorcida. “A fim de auxiliar na descoberta da verdadeira personalidade, a psicoterapia possibilita ao sujeito que ele se auto (re)conheça em sua singularidade e peculiaridade, num processo que permite seu autoconhecimento e autoaceitação”. – reforça o psiquiatra.

E ainda para ele, “a psicoterapia é um serviço que aproxima e relaciona uma pessoa de si mesma”. Ela mostra a direção para que o indivíduo possa entrar em contato com um ser mais intenso e interior, precioso e necessário na sua vida: ele mesmo.

Dr. Vinícius Rambo Vogel
CRM 31452 – Médico Psiquiatra

Confira também

Setembro, o mês de prevenção contra o suicídio.

Setembro Amarelo, o mês de prevenção contra o suicídio

Desde 2014 durante o mês de setembro, vários monumentos em várias cidades do país são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *