Google+
domingo , 20 agosto 2017

Esfriou, pressão aumentou!

pressão alta no invernoA hipertensão é mais grave no inverno? O Dr. Bastolla esclarece e explica as causas e tratamentos.

A pressão alta, também chamada de hipertensão, é perigosa porque faz o coração trabalhar mais para bombear o sangue para o corpo. Isso contribui para o endurecimento das artérias (arteriosclerose) e para o desenvolvimento de uma parada cardíaca.

A hipertensão é, portanto, uma doença circulatória, aonde o portador apresenta uma constrição maior das artérias e, por este fato, o inverno auxilia no aumento da pressão. “No verão você fica vermelho – dilata as artérias para perder calor, e no inverno você fica mais pálido e um pouco roxo – contrai as artérias para não sentir frio. É como se fossemos um radiador ambulante, esfriamos o motor quando está quente, e fechamos o radiador no frio. Por este motivo a pressão aumenta no inverno”, explica o cardiologista Antônio Carlos Bastolla.

O ser-humano pode sofrer dois tipos de hipertensão. A primária ou essencial é genética. “Normalmente quem tem familiares que sofrem de pressão tem uma grande chance de ser um portador”. De acorda com Bastolla, este tipo de hipertensão não tem cura, apenas tratamento para controlar. A hipertensão secundária é mais rara, menos de 10% das pessoas a possuem. Ela é denominada assim quando a causa é identificada: problemas hormonais, uso de corticoides, anticoncepcionais e problemas na artéria aorta.

Para regular a pressão primária e/ou curar a secundária existem dois tipos de solução. “Existem as soluções não-medicamentosas, como cancelar a vida sedentária com a prática de exercícios, não beber em excesso e nem comer muito sal – não retirar da alimentação, mas reduzir, ele é o principal causador da pressão alta. Já as soluções com o uso de medicamentos vão depender de cada caso e paciente”, afirma o especialista.

Bastolla ainda explica que existem os “órgãos alvo da pressão”.  Ou seja, órgãos que a pressão pode causar sérias consequências. O cérebro, que causa o derrame, o coração, problemas cardíacos, e nos rins a insuficiência renal – esta deve ser tratada com a hemodiálise, que remove líquidos e substancias tóxicas do sangue.

Confira também

método pronokal

Método PronoKal – Rigor e ciência para a perda de peso

Com a chegada do calor, a preocupação com o excesso de peso volta com tudo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *