Google+
domingo , 20 agosto 2017
endometriose

Precisamos falar sobre a endometriose

Ela atinge muitas mulheres e agora voltou à mídia através da novela Sol Nascente da rede globo, com a personagem Dora, que sofre muito com a descoberta da doença.

A endometriose é um distúrbio que acomete o útero e que já afeta seis milhões de brasileiras, de acordo com a Associação Brasileira de Endometriose. A falta de conhecimento das mulheres sobre a doença é uma das principais barreiras para a detecção do problema. Por isso, hoje trazemos questões importantes sobre a doença em que a maioria só descobre quando tenta engravidar e não consegue. Conversamos com a médica ginecologista Drª Patricia Biavaschi que nos tirou algumas dúvidas, confira:

  1. Por que as mulheres com endometriose sentem dor? As mulheres sentem dor porque o endométrio é o tecido que sangra quando estamos menstruadas, logo, estes implantes de endométrio fora do útero irão sangrar mensalmente causando dor. Outro motivo é que em virtude dessa reação vão se formando aderência dos tecidos vizinhos e isso causa mais dores.
  1. Endometriose causa infertilidade? A Endometriose pode causar infertilidade sim, por vários motivos, um deles é devido a obstrução do endométrio nas trompas, ou seja, fecha as trompas. Mas existem muitos outros fatores relacionados.

>>Leia também: Saiba como evitar o AVC

  1. Por que dizem que a endometriose é a doença da mulher moderna? A Endometriose é uma doença da mulher moderna devido às mulheres de hoje em dia decidirem por engravidar mais tarde e sendo assim ficam mais expostas aos ciclos menstruais. No tempo das nossas avós era diferente, elas engravidavam cedo e depois amamentavam por longo período o que as deixava sem menstruar. Logo em seguida mais uma gravidez e nova amamentação, diminuindo o ciclo menstrual. Segundo alguns estudos, como pode existir relação entre deficiências no sistema imunológico da mulher e o distúrbio, é possível que o estresse também favoreça o surgimento da endometriose, já que estresse é um problema que acomete o sistema de defesa do organismo.
  1. Como sei se tenho endometriose? A Endometriose causa dor pélvica que pode ser cíclica, ou seja, estar relacionada com a menstruação através de cólicas intensas, e a partir daí através de um profissional você pode investigar se possui a doença ou não.
  1. Como é feito o tratamento da endometriose? O Tratamento para endometriose é feito depois de se ter um resultado concreto que você tem a doença. Pode ser usado vários tipos de medicamentos, todos eles visam deixar a mulher sem menstruar por um período. Existe também tratamento cirúrgico que seria cauterização dos focos de endometriose e combinar isso com tratamento hormonal. A Endometriose é uma doença séria e de difícil diagnóstico, no caso de dor procure seu médico.

Confira também

JUDÔ CRUZ ALTA

Cruz-altenses trazem ótimos resultados da Supercopa Canoas de Judô

Aconteceu no ultimo sábado (15), a Supercopa Canoas no Centro Olímpico Municipal da cidade de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *