Google+
quarta-feira , 22 novembro 2017

Pão australiano

pão australianoVocê já ouviu falar no pão australiano? Docinho e com leve sabor de mel, é o novo queridinho das dietas. Tem a cor escura, pois é feito de farinha integral e farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico.

Já o seu sabor adocicado é por ter mel na preparação. Esse tipo de pão é rico em fibras provenientes da casca dos grãos de trigo, em vitaminas e minerais.

Ingredientes:

1 xícara de chá de água morna

3 colheres de sopa de açúcar mascavo

1 sachê (10g) de fermento biológico seco (aquele para pães)

1 sachê de melhorador para pães (opcional)

2 xícaras de chá de farinha de trigo branca (reserve de 3 à 4 colheres dessa mistura para preparar a esponja)

1 xícara de de chá farinha de trigo integral

1 xícara de de chá farinha de centeio

1 colher de sopa de cacau em pó

1 colher de chá de sal

2 colheres de sopa de manteiga sem sal

1/4 de xícara de melado de cana

Fubá a gosto (para polvilhar o pão)

Modo de preparo:

Em um recipiente grande misture a água, o açúcar mascavo, o fermento, o melhorador e cerca de 3 à 4 colheres (sopa) da farinha de trigo branca. Misture e reserve em local sem ventilação por uns 15 minutos até formar uma esponja.

Em outro recipiente, misture todos os ingredientes secos da receita, com exceção do fubá.

Depois de formada a “esponja”, adicione a ela a manteiga, o melado e vá adicionando os secos e mexendo bem até formar uma massa lisa e homogênea. Para sovar na mão, adicione farinha em uma superfície limpa e lisa (sua pia, por exemplo) e coloque a massa. Sove bem, fazendo movimentos para frente e para trás com as mãos por um tempinho. Se você achar que a massa ainda está muito molenga, coloque mais farinha de trigo aos poucos. Após alguns minutinhos sovando a massa, vamos deixá-la descansar por 1h, para o fermento fazer efeito. Coloque a massa em um recipiente de preferência limpo, cubra com um pano úmido e reserve. Passado esse tempo, separe a massa em 16 pedaços de tamanho igual ou na quantidade de pães quiser fazer.

Em seguida, fome bolinhas com cada pedaço e passe pelo fubá. Polvilhe uma assadeira com o fubá também e arrume os pãezinhos um pouco distantes uns dos outros. Cubra com um pano limpo e deixe em local sem ventilação mais uma vez, descansando até dobrar o volume (cerca de meia hora).

Pré-aqueça o forno na temperatura média (180ºC) e asse-os por cerca de meia hora, ou até que estejam dourados e soltando aquele cheirinho maravilhoso!

Receita do www.brisandonacozinha.com

Confira também

mousse de pitaya

A fruta do momento: Pitaya! Confira uma receita de mousse.

Há uma série de frutas que auxiliam na redução de peso, mas a que está …

suco pós carnaval

Suco pós-carnaval – Vida que segue

O feriado de carnaval em sua maioria vem para a gente enfiar o pé na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *