Google+
terça-feira , 26 setembro 2017

Pão australiano

pão australianoVocê já ouviu falar no pão australiano? Docinho e com leve sabor de mel, é o novo queridinho das dietas. Tem a cor escura, pois é feito de farinha integral e farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico.

Já o seu sabor adocicado é por ter mel na preparação. Esse tipo de pão é rico em fibras provenientes da casca dos grãos de trigo, em vitaminas e minerais.

Ingredientes:

1 xícara de chá de água morna

3 colheres de sopa de açúcar mascavo

1 sachê (10g) de fermento biológico seco (aquele para pães)

1 sachê de melhorador para pães (opcional)

2 xícaras de chá de farinha de trigo branca (reserve de 3 à 4 colheres dessa mistura para preparar a esponja)

1 xícara de de chá farinha de trigo integral

1 xícara de de chá farinha de centeio

1 colher de sopa de cacau em pó

1 colher de chá de sal

2 colheres de sopa de manteiga sem sal

1/4 de xícara de melado de cana

Fubá a gosto (para polvilhar o pão)

Modo de preparo:

Em um recipiente grande misture a água, o açúcar mascavo, o fermento, o melhorador e cerca de 3 à 4 colheres (sopa) da farinha de trigo branca. Misture e reserve em local sem ventilação por uns 15 minutos até formar uma esponja.

Em outro recipiente, misture todos os ingredientes secos da receita, com exceção do fubá.

Depois de formada a “esponja”, adicione a ela a manteiga, o melado e vá adicionando os secos e mexendo bem até formar uma massa lisa e homogênea. Para sovar na mão, adicione farinha em uma superfície limpa e lisa (sua pia, por exemplo) e coloque a massa. Sove bem, fazendo movimentos para frente e para trás com as mãos por um tempinho. Se você achar que a massa ainda está muito molenga, coloque mais farinha de trigo aos poucos. Após alguns minutinhos sovando a massa, vamos deixá-la descansar por 1h, para o fermento fazer efeito. Coloque a massa em um recipiente de preferência limpo, cubra com um pano úmido e reserve. Passado esse tempo, separe a massa em 16 pedaços de tamanho igual ou na quantidade de pães quiser fazer.

Em seguida, fome bolinhas com cada pedaço e passe pelo fubá. Polvilhe uma assadeira com o fubá também e arrume os pãezinhos um pouco distantes uns dos outros. Cubra com um pano limpo e deixe em local sem ventilação mais uma vez, descansando até dobrar o volume (cerca de meia hora).

Pré-aqueça o forno na temperatura média (180ºC) e asse-os por cerca de meia hora, ou até que estejam dourados e soltando aquele cheirinho maravilhoso!

Receita do www.brisandonacozinha.com

Confira também

torta de frango sem lactose

TORTA DE FRANGO INTEGRAL NO LIQUIDIFICADOR

Hoje separamos para você uma receita deliciosa, sem lactose de torta de frango no liquidificador, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *