Google+
sábado , 16 dezembro 2017

Os antepastos Dona Carmela

PETRA - JORDÂNIA
PETRA – JORDÂNIA

O cardápio mediterrâneo é caracterizado pela abundância no consumo de frutas, hortaliças, cereais, oleaginosas e uma grande variedade de ervas.

Em contrapartida, pouco se consome de gordura animal, carnes e produtos industrializados. Foi pensando nisso que, após morar durante anos em Israel e conhecer a culinária de vários países banhados pelo Mediterrâneo, como Egito, Espanha, França, Itália e Turquia; que a cruz-altense Grazia Fagundes Audino, bióloga especialista em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pensou em criar a empresa Dona Carmela, que produz diversos sabores de antepastos à base de vegetais, de forma artesanal e sem o uso de conservantes.

Ter trabalhado com microbiologia e evolução de enzimas no conceituado “Weizmann Institute of Science”, contribuiu para que Grazia aprendesse ainda mais sobre conservas. Ela explica que os protocolos de biologia molecular estão interligados de certa forma com as receitas da gastronomia, pois em ambas as áreas, saber as medidas de cada “ingrediente” é essencial.

Antepastos em italiano significam “antes da refeição”, portanto, são iguarias apreciadas antes do prato principal. Também conhecido como aperitivo ou entrada, é uma excelente companhia para pães, torradas e canapés. Servem como acompanhamento para saladas, carnes, massas, sanduíches ou até mesmo recheio para pizzas. Seus principais ingredientes são berinjela, pimentão, tomate, azeitona, abobrinha italiana, ervas e condimentos. Os antepastos harmonizam muito bem com cervejas, vinhos e queijos.

DSCN4632

As receitas da Dona Carmela são baseadas na culinária mediterrânea com um belo toque brasileiro para aguçar ainda mais o paladar de quem está aberto para conhecer novos sabores. Além disso, é uma ótima maneira de enriquecer o gosto por produtos saudáveis e socializar com a família e os amigos.

Os principais sabores são: Caponata, Pasta de berinjela defumada, Babaganoush, Zucchini, Peperonata, Tomate seco integral com manjericão, Tapenade de azeitonas e alcaparras e Tapenade de tomate seco com alcaparras.

Chutneys e molhos especiais já estão sendo testados. Apesar do sobrenome italiano, do nome Dona Carmela e de algumas receitas tipicamente italianas; os antepastos carregam especiarias e sabores de diversos lugares, trazendo um pouco de cada cultura para o nosso cotidiano.

DSCN4259

Minimizar os efeitos do Fast Food também é uma das ideias da Dona Carmela, trazendo um alimento pronto, de fácil uso, mas que seja saudável. Os antepastos são vendidos em vidros de 200g e podem ser encomendados por telefone, e-mail ou Facebook. Curta a página e acesse o site. Degustar os antepastos Dona Carmela, é como viajar sem sair de casa.

Grazia Fagundes Audino – Dona Carmela

Confira também

DICA PAIS E FILHOS: Atenção, as crianças absorvem tudo!

Dra. Estela Giordani Uma famosa pedagoga italiana, Maria Montessori, escreveu o livro “Mente Absorvente”, vou falar …

ENXAQUECA nunca mais! Vem aí um remédio específico para combater as crises

Se você sofre de enxaqueca sabe, essas dores são terríveis. Mas calma, vem aí um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *