Google+
segunda-feira , 24 julho 2017
yoga dance

O Yoga e o Yoga Dance

yoga2Vivemos em uma época de grande estresse físico e mental, com pessoas sobrecarregadas por suas funções e seus inúmeros papéis sociais. Em meio a este turbilhão existencial surgem (e ressurgem) alternativas cujo objetivo é reconectar a o ser humano com ele mesmo. O Yoga e o Yoga Dance compõe duas dessas alternativas.

O que é o Yoga?
O Yoga vai muito além do senso comum de “torcer” o corpo em posturas atléticas e acrobáticas. Yoga é uma prática física e mental nascida na Índia, há pelo menos 5 mil anos. É tido como uma filosofia, uma arte e uma ciência. Yoga (do sânscrito yuj) quer dizer “união”, “integração”.

A prática de Yoga visa integrar corpo, mente e energia, através de técnicas de respiração consciente (pranayamas), técnicas corporais (ásanas – pronuncia-se “ássanas”) e meditação. Os ásanas, aliados à respiração consciente, desenvolvem força, equilíbrio, flexibilidade e, principalmente, consciência corporal.

No Yoga, a pessoa é vista a partir de sua totalidade, em todas suas dimensões: física, energética, intelectual, emocional. É uma prática psico-física feita para todo aquele que deseja estar bem consigo mesmo e com o mundo a sua volta.

O que é o Yoga Dance?
O Yoga Dance é uma prática diferente e muito nova no Brasil. E ao olharmos para sua essência vemos que sua história é muito rica. O Yoga Dance integra duas práticas milenares: O Yoga, que integra corpo-mente, e a Dança, que nos acompanha desde os primórdios da existência humana.

É uma prática que alia a consciência e os princípios do Yoga com a vibração do som e a liberdade da dança. Em uma prática de Yoga Dance encontramos o Yoga (os ásanas, a respiração consciente, a conexão com o interior) de um modo fluido, dinâmico e com muita espontaneidade.

É uma prática para encontrar e tirar a si mesmo para dançar. Onde cada aluno é seu próprio coreógrafo e o corpo passa a ser um instrumento da alma, onde ele dança livre, sem certo ou errado, bonito ou feio. É uma oportunidade de se abrir a uma nova forma de amar e aceitar o próprio corpo e seus movimentos: enfim, um modo de sentir-se em casa em seu corpo.

Os benefícios do Yoga e do Yoga Dance 

yoga dance
Ilustração: Suzana Schmitt in CUNHA, Fernanda. Yoga Dance.


Reduz o estresse.
Melhora a respiração e, com isso, diminui a ansiedade.
Melhora o sono
Ajuda a conquistar e manter uma boa saúde.
Possibilita melhora da condição estética e definição corporal.
Melhora e reforça a autoestima, a autoimagem e a força de vontade.
Melhora a forma de relacionarmos conosco, com os outros e com o mundo.
Possibilita entrar em contato com o potencial latente.
Proporciona autoconhecimento e paz interior.

Marcia Roos – Instrutora de Yoga  e de Yoga Dance

Confira também

criolipolise

O que é criolipólise? Como funciona?

A criolipólise é um tratamento que vem sendo muito procurado quando se fala em gordura …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *