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sábado , 19 agosto 2017
O QUE FAZER QUANDO A CRIANÇA CHORA E NÃO QUER FICAR NA ESCOLA?

O que fazer quando a criança chora e não quer ficar na escola?

É muito comum neste período de volta às aulas, encontrarmos algumas crianças que tem dificuldades no processo de adaptação com a escola. Elas choram, fazem birra, não querem ficar na sala de aula e, consequentemente dão muito trabalho aos pais e aos professores. O que acontece com a criança quando ela chora e não quer ficar na escola? Porque isso acontece? O que você que é pai ou mãe, pode fazer?

Este não é um problema tão difícil de resolver, mas exige paciência e persistência por parte dos adultos, pois a criança é muito inteligente!

Para poder deixar o filho na escola sem que ele chore, precisamos entender que a criança é ligada ao adulto de maior referência afetiva, que pode ser o pai, a mãe, avó, o tio ou a babá, etc. Esta ligação afetiva, não precisa necessariamente ser de laços familiares. Quando entendemos esse primeiro ponto, alguns comportamentos tornam-se mais fácies de compreender. Independentemente de qual adulto for levar a criança até a escola é preciso prestar atenção se o mesmo está seguro em deixa-la na instituição de ensino.

Na grande maioria das vezes é o adulto que não gostaria de deixar a criança na escola, ou seja, que não quer se “desprender” do seu filho, sobrinho, neto, etc.

Embora o desapegar-se deva ser um processo natural do ser humano, a relação de forte apego gera a dificuldade de viver a “separação” por parte do adulto e, não por parte da criança como geralmente se pensa. Embora sendo uma separação momentânea, que a mãe, por exemplo, faz de seu filho, ela dentro de si quer deixar o filho na escola, mas ao mesmo tempo vive a dor de ter que confiá-lo a outro que ainda não conheceu e que não confia ainda para deixar o seu filho.

Para mudar este cenário precisamos começar a confiar que as pessoas que vão ficar com nossos filhos, irão dar atenção, amor e carinho, mesmo não sendo o mesmo que eles têm em casa. Por isso é muito importante os adultos “se desligarem” dos filhos e os deixarem “totalmente” entregues às pessoas que estão na escola.

Quando os adultos entendem este processo e passam a perceber que a dificuldade está mais em si, do que nos filhos, a criança rapidamente se desvincula dos pais e constrói laços com os outros adultos que estão à sua volta (professores, diretores, cuidadoras, merendeiras, etc.). A dica que eu tenho é para os pais confiarem nos filhos e “entrega-los” às mãos de outras pessoas, dos pedagogos que estão na escola, por exemplo. Na medida em que a criança começa a sentir que os adultos tem confiança sobre ela, deixando-a sozinha, ou deixando-a com outras pessoas, ela naturalmente vai passar a sentir-se desapegada, conseguido adaptar-se ao ambiente escolar.

Vou compartilhar uma história com você: outro dia uma avó, me contou que foi levar a neta para a escola, e ela começou a chorar sem parar. A avó percebeu que ela precisava conversar com a neta, e olhando olho no olho, explicou: “a sua mamãe foi para o trabalho e o seu papai também. O papai e a mamãe amam muito você e, eu também te amo. A vovó não pode ficar com você neste horário, você deve ficar aqui com os seus coleguinhas, você vai fazer novas amizades, vai conhecer a sua professora, vai conhecer pessoas novas e aprender coisas novas, e isso vai ser muito importante para você.”

Enfim, teve todo esse diálogo com a criança, e como elas respondem imediatamente, pouco tempo depois, começou a brincar com os coleguinhas. A vovó foi embora e criança não sentiu mais a sua falta, porque dentro dela (da vovó) na medida em que conversava com a criança, também construía um sentimento de segurança em relação a sua neta. Portanto, converse com seu filho, este é um processo natural, basta saber como guiar tudo isso e construir dentro de si e da criança, a confiança que ambos precisam.

Por Dra. Estela Giordani

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