Google+
domingo , 10 dezembro 2017
porques dra estela giordani

O porquê dos porquês dos filhos

Dra. Estela Giordani

Quando falamos das descobertas dos filhos é muito comum surgir os porquês. Até os adultos possuem a necessidade de saber os porquês das coisas. Mas, qual é a importância da mãe ou do pai dizer os porquês para as crianças?

A criança é realmente muito curiosa e precisa descobrir o mundo. Esta é a tarefa dela, é natural, elas querem saber o porquê das coisas: estão sempre querendo saber por que funciona assim e não do outro jeito? Por que tenho que fazer agora e não depois? A criança tem a necessidade de saber o porquê de cada coisa, e esta é uma característica tipicamente humana. É o que nos faz diversos dos outros seres deste planeta, a nossa capacidade intelectiva.

E, se nós começarmos a utilizar esta ideia, de dizer o porquê das coisas, nós podemos mudar o nosso jeito de conviver com nosso filho. Isso vai fazer também nós termos que mudar a nossa forma de falar com ele. Consequentemente, o jeito com que o nosso filho também vai falar conosco. Sabendo a explicação de cada coisa, tarefa ou ação, o seu filho vai ter por você muito mais confiança e respeito.

O porquê desperta a atenção e a curiosidade da criança e também faz com que ela faça, de forma mais fácil, as coisas que gostaríamos que ela fizesse. Qualquer ser humano, inclusive nós, os adultos, se soubermos o porquê das coisas executamos muito mais rápido as ações. Vou dar um exemplo: quando você diz ao seu filho – “vai lavar as mãos para almoçar”. E as vezes, um tempo depois tem que dizer novamente– “mas você ainda não foi lavar as mãos? Vai lavar suas mãos e vem almoçar!”

O que acontece? Você precisa repetir muitas vezes para que o filho faça o que você pediu para ele fazer. No entanto, você pode fazer diferente e conseguir que seu filho faça mais rápido. Mas como? Poderíamos, por exemplo, o fazer entender, o porquê é preciso lavar as mãos, podendo dizer algo assim:

“- sabe por que eu te peço para lavar as suas mãos antes de almoçar? Porque se você não lavar as suas mãos, nas sujeiras que tem nelas, nós não conseguimos ver, mas tem os micróbios, que são bichinhos que se escondem aí. E se colocarmos as mãos sujas na comida vamos comer eles também. Se isso acontecer eles vão fazer muito mal para sua saúde, pode te dar dor de barriga, outros podem te dar outras coisas. E isso te deixa doente! Vai ter que ficar deitada de cama e te deixar triste. Além disso, você vai ter que tomar remédio e não vai poder fazer as coisas que você gosta. E daí, você já pensou como seria ruim? Agora, tu vai querer lavar as suas mãos ou vai querer ficar doente? Se tu ficar doente, já vai saber o por que. Porque está colocando estes bichinhos dentro de ti, sem necessidade. Por isso tem que lavar bem a sua mão com sabão, por que se não lavar direito não vai resolver, estes bichinhos são teimosos! Por isso, tem que lavar bem as suas mãos, que aí os bichinhos vão embora.”

Portanto, devemos ter um pouquinho mais de paciência, gastar um pouquinho do nosso tempo, porque se fizemos isso uma, duas ou três vezes, depois não vamos precisar mais tendo que insistir para que faça o que pedimos, ela vai responder facilmente ao que você diz. Saiba que se você começar a utilizar esta característica humana com seu filho, o fazendo entender os porquês, tudo ficará mais simples de resolver em seu dia-a-dia, e você terá uma vida mais harmoniosa e feliz com seu filho.

Acesse meus canais e me conte suas dúvidas. https://www.facebook.com/draestelagiordani/?fref=ts

http://www.comoeducarmeufilho.com/

https://www.youtube.com/channel/UCWA3AiykDKc0-uQdjn9FRCA

Confira também

Tática para envelhecer com saúde

Envelhecer é um processo natural e inevitável cujos sinais iniciam a partir dos 30 anos. …

Você sabe como armazenar o leite materno?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *