Google+
quarta-feira , 26 julho 2017

O câncer de próstata e diagnóstico

???????????????????????????????Quem dera pudéssemos fazer apenas um exame de sangue e descobrir tal doença. Pois com o câncer masculino isso acontece. A próstata é o único órgão que pode ter a doença diagnosticada através do sangue pelo exame de PSA (Antígeno Prostático Específico). O PSA é uma proteína encontrada no sangue que é única ou específica para a próstata. Os níveis (valores quantificados) de PSA podem ser medidos no soro de um indivíduo e com esta informação é possível fazer uma triagem para o diagnóstico de câncer de próstata.

Aliado ao exame de PSA, está o exame retal. Por ser um órgão interno, a próstata só pode ser sentida pelo toque. Somente assim é possível verificar se há alguma irregularidade na próstata. Sua consistência não pode ser dura, caso contrário é sinal de que algo está errado. O câncer de próstata quando maligno não apresenta sintomas. As dores e incômodos se apresentam apenas na versão benigna, por isso é chamado de silencioso. “Muitos pacientes já chegaram aqui achando que iriam fazer um simples exame e acabaram descobrindo a doença” conta o Dr. Élio.

Após os 40 anos é importante que o homem faça os exames preventivos contra a doença, pois quanto antes diagnosticada maior é o sucesso do tratamento. “Hoje em dia temos tratado vários pacientes que descobrem a doença, principalmente no início, e conseguem viver tranquilamente. É feita a biópsia, o tratamento e o homem vive normalmente. É muito raro alguém morrer de câncer de próstata, ao descobri-lo precocemente.” explica.

Não trate sua saúde como segunda opção, é muito importante a realização dos exames após os 40 anos. E é papel da família ajudar também, acompanhar, aconselhar e incentivar. Quem ama, ajuda a cuidar.

Fique de olho nas próximas matérias sobre o câncer de próstata. Vamos abordar a conscientização e o tratamento.

Confira também

criolipolise

O que é criolipólise? Como funciona?

A criolipólise é um tratamento que vem sendo muito procurado quando se fala em gordura …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *