Google+
sexta-feira , 15 dezembro 2017

O bem-estar que vem das agulhas

cuidaaartA acupuntura é uma técnica milenar descrita há mais de 5 mil anos pelos chineses e a cada dia tem sido mais difundida e utilizada pelos profissionais da saúde.

Por não utilizar medicamentos, não possui contra indicações, efeitos colaterais e por isso diferencia-se dos tratamentos convencionais. Em busca do equilíbrio do organismo essa técnica desbloqueia a energia estagnada Yin ou Yang. Isso se dá através da estimulação ou sedação de pontos específicos espalhados pelos 12 meridianos principais e pelos 2 meridianos extras (linhas imaginárias do corpo humano).

Ela trata com muita eficácia o físico, o psicológico e emocional, sendo assim um tratamento completo e diferenciado. As dores articulares/musculares, enxaqueca, hipertensão, insônia, depressão, ansiedade e problemas de coluna são tratadas com muito êxito com a acupuntura. Vale ressaltar que ela também melhora a qualidade de vida de pacientes em tratamento de AVC (derrame), Alzheimer, Parkinson, câncer e esclerose múltipla.

Conheça as técnicas:
Acupuntura sistêmica: é o método mais comum de acupuntura. Após a assepsia da
pele as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local de 50 minutos
à uma hora. Durante esse período o paciente fica em repouso, e o terapeuta estimula os pontos de tempo em tempo. No corpo humano existe um total de 350 pontos. A cada sessão são escolhidos 10 pontos para o tratamento.

Acupuntura auricular: estimula pontos no pavilhão auditivo através de sementes específicas fixadas com micropore. Reflete diretamente no sistema nervoso central e atua no equilíbrio dos canais de energia do corpo. Esses pontos permanecem na orelha por 4 dias e devem ser ativados ao longo do dia com a pressão dos dedos pelo próprio paciente.

Eletroacupuntura: juntamente com a acupuntura sistêmica, o método utiliza impulsos elétricos através de aparelhos específicos conectados às agulhas. A carga elétrica potencializa o tratamento em casos específicos promovendo uma analgesia profunda. Muito utilizada para dores crônicas musculares e articular, e inflamações.

Moxabustão: um bastão de Artemísia em brasa é aproximado à pele, aquece o ponto de acupuntura e remove bloqueios de energia que obstruem seu fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo. A erva Artemísia tem alto poder anti-inflamatório e analgésico. Técnica muito utilizada em distúrbios menstruais e problemas de coluna.

Angélica Dreher – Enfermeira

Confira também

DICA PAIS E FILHOS: Atenção, as crianças absorvem tudo!

Dra. Estela Giordani Uma famosa pedagoga italiana, Maria Montessori, escreveu o livro “Mente Absorvente”, vou falar …

ENXAQUECA nunca mais! Vem aí um remédio específico para combater as crises

Se você sofre de enxaqueca sabe, essas dores são terríveis. Mas calma, vem aí um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *