Google+
quarta-feira , 22 novembro 2017

Nutrição direta da terra

vegetais nutrição saudavelJá pensou em consumir alimentos totalmente saudáveis e ainda não agredir a natureza? Pois é, esta é a ideia que toma conta principalmente da mesa dos europeus e norte-americanos graças aos alimentos biodinâmicos – orgânicos, cultivados sem agrotóxicos, aditivos químicos e transgenia. Produzidos através de um sistema agrícola específico, estes alimentos não agridem o meio ambiente.

São inúmeros e extremos benefícios. Ao consumir estes alimentos, consequentemente contribui-se com a redução do uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, protegendo a qualidade da terra, da água e do ar. “Também há a restauração da biodiversidade natural, economia de energia, redução do aquecimento global, fortalecimento do pequeno agricultor e o consumo de alimentos mais saudáveis e mais saborosos”, explica a nutricionista Isabel Villa Real, que elogia a prática também em virtude dos benefícios gerados a saúde, como a prevenção de problemas como asma, alergias, câncer e até a infertilidade humana. “Assim, uma vez que a produção de alimentos orgânicos respeita a época de safra de cada produto e dispensa utilização de produtos agressivos a natureza, favorece diretamente a saúde do consumidor”, comenta.

Relatórios como o da organização inglesa “Soil Association”,indicam que este tipo de alimento é mais nutritivo que os demais, porém não se tem muita variedade disponível no mercado. “Pode-se encontrar vinhos, café, açúcar e arroz, por exemplo, o básico. Talvez quando houver maior número de consumidores e de produtores adeptos a este sistema, seja mais fácil de encontrar e com preços mais acessíveis. Os atuais são caros”, explica a nutricionista. Para encontrar um alimento biodinâmico basta conferir no rótulo. “Todo produto orgânico ou biodinâmico, in natura ou industrializado, para ser comercializado necessita ser certificado, eles exibem em seus rótulos o selo da certificadora que garante a origem e a qualidade do produto”.

Os benefícios para a saúde ainda são inconclusivas, pois há muito a se estudar sobre os alimentos orgânicos e biodinâmicos. Mas, fomenta Isabel, este cuidado com a natureza e a ausência de produtos químicos já garantem um alimento e um meio ambiente mais saudável. Experimente!

Isabel Villa Real é nutricionista com especialização em Nutrição Humana. Trabalha na Clínica de Nutrição Dieta Vital, nutricionista da saúde pública do município e professora universitária da Unicruz.

Confira também

DICAS PAIS E FILHOS: Como seu filho te vê?

Dra. Estela Giordani Como seu filho percebe que é amado por você e pelas pessoas …

O antibiótico não faz mais efeito? Entenda o motivo!

SUPERBACTÉRIAS uma ameaça à saúde Se você é daqueles que ao ter uma febre baixa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *