Google+
sábado , 16 dezembro 2017
natação infantil

Benefícios da natação infantil e a segurança aquática

natação infantilDesde cedo as crianças devem ser incentivadas a exercerem alguma atividade física. As vantagens de um esporte iniciado logo cedo são inúmeras.

Alguns dos benefícios proporcionados pelas atividades físicas: melhora a capacidade cardiorrespiratória, o tônus, a coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a força, a velocidade, desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade, as percepções tátil, auditiva e visual, as noções espacial, temporal e de ritmo, sociabilidade e autoconfiança.

A natação é uma excelente dica ao público infantil, ela pode fazer parte da vida da criança logo nos primeiros meses. É praticada de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, para uma adaptação ao meio líquido. Esse esporte contribui para o desenvolvimento do ser humano integral, nos aspectos cognitivo, emocional e social. Também é incontestável a eficácia e a eficiência da natação para a melhoria do aspecto físico e da postura para o desenvolvimento motor do bebê. Na natação, a criança pode experimentar os movimentos novos que aprende sem traumas de um tombo como rolar, movimentar perninhas e bracinhos. Além de tudo, é um meio aconchegante oferecido pela água morna.

Crianças iniciadas em um programa de adaptação ao meio líquido em idade pré-escolar têm um rendimento mais satisfatório em seu processo de alfabetização. Esse esporte também melhora a resistência do organismo e ajuda na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e problemas ortopédicos.

SEGURANÇA AQUÁTICA

A iniciação da aprendizagem aquática se torna cada vez mais necessária, visto o número de acidentes envolvendo crianças nas piscinas de residências, clubes, condomínios, chácaras, etc. O afogamento é a quarta causa de morte acidental em adultos e a terceira em crianças e adolescentes de todo o mundo. É também o maior índice de mortalidade entre crianças de até 12 anos no Rio Grande do Sul.

Na ACQUAFIT realizamos aulas de natação para bebês a partir dos 06 meses de idade, tendo como um dos muitos objetivos ensinar os pequenos a sobrevivência, o controle respiratório e meios para se chegar a um local seguro. Também são realizadas simulações, onde a criança de roupa pula na parte funda da piscina e fica durante algum tempo para depois se agarrar a borda. A segurança aquática não pode ser de responsabilidade da criança. Ela tem que participar, porém o adulto, obrigatoriamente, é o responsável.

NATAÇÃO INFANTIL

A natação para bebês é importante em qualquer período do ano, principalmente no inverno, pois é nesse período que os bebês ficam mais suscetíveis a doenças respiratórias como bronquite, rinite, asma e até pneumonia. Fisiologicamente, o exercício na água melhora o desempenho da musculatura respiratória, aumentando a capacidade ventilatória do bebê e da criança, consequentemente diminui a incidência de doenças. Quando o bebê faz força para respirar na água, ele trabalha a musculatura, tendo uma melhor condição de captação de oxigênio. A natação nunca deve ser interrompida. E crianças que já desenvolveram problemas respiratórios são muito beneficiadas pela natação.

Os pais não devem matricular seus filhos nas aulas de natação com o objetivo de formarem campeões, mas, sim, pela formação de um hábito que lhes renderá boa saúde para sempre. A medalha de campeão em saúde ninguém tirará de seu filho.

Elaine Fátima de Oliveira Silveira
Educadora Física e Coordenadora Técnica da Acquafit

Confira também

DICA PAIS E FILHOS: Atenção, as crianças absorvem tudo!

Dra. Estela Giordani Uma famosa pedagoga italiana, Maria Montessori, escreveu o livro “Mente Absorvente”, vou falar …

ENXAQUECA nunca mais! Vem aí um remédio específico para combater as crises

Se você sofre de enxaqueca sabe, essas dores são terríveis. Mas calma, vem aí um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *