Google+
quinta-feira, junho 21, 2018

MUNDO PET: 7 mitos e verdades sobre castração

O amor pelos pets geralmente começa na infância, e essa relação gera benefícios aos pequenos, clique aqui para saber mais. Mas, o assunto da vez é CASTRAÇÃO e sobre este assunto o que não falta são mitos, tantos que paramos para pensar no que realmente é verdade. Já ouviu falar que os machos perdem a masculinidade e as fêmeas engordam?

Vale lembrar que um grande número de filhotinhos pode nascer durante a vida reprodutiva das fêmeas, o que através da castração reduz a quantidade de animais sem dono. Pense nisso!

Quanto à castração: chega de dúvidas! Os veterinários Laís Macagnan e André Brandtner proprietários da General Pet desvendaram tudo que é mito e o que é verdade sobre o tema.

MITOS E VERDADES

1.Castração engorda o animalzinho
Mito! Esse fato isolado não interfere no ganho de peso.  O excesso de quilos pode se dar por várias razões: dieta inadequada, consumo incorreto de alimentos e pouca atividade física. Ou seja, um animal saudável não engorda com a castração.

  1. Castrar é brutal
    Mito!
    Castração não gera sofrimento ao animal. Claro, que para isso deve ser realizada por profissionais em clínicas veterinárias especializadas. Eles anestesiam o bichinho e realizam o procedimento. Nada de dor, nem de riscos.
  2. Animal castrado não faz xixi em todo lugar
    Verdade!
    Olha que notícia boa. Se você castra o seu animalzinho, ele não terá mais aquela necessidade de urinar em todos os cantos para demarcar território. Ou seja, a higiene da casa fica mais prática.
  3. A castração diminui risco de doenças
    Verdade!
    O risco de animais desenvolverem tumores, principalmente os mais velhos, reduz com a castração. Ela também evita as doenças sexualmente transmissíveis entre caninos e felinos.
  4. Castração faz o macho perder a masculinidade
    Mito!
    Machos castrados não se tornam homossexuais ou “menos machos”. Cães e gatos apenas copulam para procriação e não por prazer. A castração acaba com este instinto de procriar.
  5. Com a castração eles passeiam menos
    Verdade!
    Afinal, aquela saidinha dos animais geralmente é para tentar acasalar. Com a esterilização diminui a ansiedade de perambular e, por consequência, os riscos de sofrerem acidentes ou até de se perderem pelas ruas.
  6. Fêmeas devem ter pelo menos uma cria antes da castração
    Mito!
    Quanto mais cedo a fêmea for esterilizada, menor será a chance de ter tumores. O ideal é que a esterilização ocorra antes do primeiro cio.

General Pet Store e Centro Veterinário
Av. General Câmara, 968 – Sala 1002
Cruz Alta – RS | Fone: (55) 3343 1293

Confira também

Tudo sobre: como evitar traumas na infância  

Dra. Estela Giordani Parece incrível de acreditar, mas muitas mães e pais bloqueiam seus filhos …

Conheça MITOS E VERDADES sobre a alfabetização

Não tem como falar de criança sem citar aquela fase mágica da vida dos pequenos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *