Google+
quarta-feira , 26 julho 2017

Seu medicamento seguro durante o verão!

?????Protetor solar, óculos escuros, ok. Garrafa com água, ok. E os medicamentos? Onde estão guardados? Na hora da empolgação e de sair para aproveitar o verão levamos um pouco de tudo para não ter erro. Mas, como levar os medicamentos? Impossível sair sem arrumar uma necessaire com remedinhos para dor de cabeça, provável cólica, sem falar em todos aqueles que fazem parte da nossa rotina. Mas será que estão seguros? Precisamos lembrar que, assim como qualquer outro produto, eles também exigem certos cuidados com a temperatura, luz e umidade.

O armazenamento inadequado afeta diretamente a qualidade e a estabilidade dos medicamentos, pode resultar na diminuição da potência terapêutica e colocar a saúde em risco. Para pacientes com doenças crônicas como diabetes ou problemas cardíacos, uma dose danificada é sinal de perigo. Sem os cuidados indicados, os medicamentos podem mudar e adquirir potenciais efeitos danosos, e nem sempre as alterações são de fácil percepção. Com alguns cuidados bem simples podemos resolver o problema.

Recomenda-se que sejam, no mínimo, armazenados a uma temperatura controlada de 20 a 25ºC. Sabe-se que cada medicamento tem sua própria faixa de tolerância (encontrada na bula). Então levá-los dentro do porta malas ou porta luvas  do carro não é adequado. A melhor coisa a fazer é manter os medicamentos em uma bolsa separada e junto de si ao viajar. Outro local muito comum de se guardar a caixinha de medicamentos é o banheiro.  E saiba que este é o pior lugar para deixá-los, por causa da alta umidade e variações na temperatura.  Em vez disso, reserve um espacinho para eles em qualquer outro local da casa, desde que seja um ambiente fresco e seco. Algumas pessoas fazem uso daqueles separadores de medicamentos, que ajudam a assegurar as doses diárias. Eles também seguem a regra, porém é preciso ainda mais cuidado por estarem expostos.

Não se engane com “ambientes facilitadores” ou rótulos de “embalagens protetoras”, a melhor proteção é mantê-los na embalagem original de fábrica. Outra dica é adquirir recipiente de resfriamento que irá manter o remédio na temperatura adequada durante a viagem. Lembre-se, manter medicamentos a salvo é qualidade de vida. Agora sim, medicamentos ok.

 

Litiérri Razia Garzon
Graduada em Farmácia
Especialização em Análises Clínicas
Mestranda em Ciências Farmacêuticas e Toxicológicas

Confira também

criolipolise

O que é criolipólise? Como funciona?

A criolipólise é um tratamento que vem sendo muito procurado quando se fala em gordura …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *