Google+
sexta-feira , 20 outubro 2017
mamografia na gravidez

Mamografia x Gravidez

mamografia na gravidezProblemas mamários durante a gravidez e especialmente durante a amamentação podem ocorrer, sendo os mais frequentes: dor na mama, ingurgitamento mamário com ou sem sinais inflamatórios, adensamento mamário focal ou difuso e muitas vezes suspeição de possíveis nódulos.

O câncer de mama não é frequente na gravidez, mas pode acontece. A tendência atual em retardar a gravidez para a terceira ou quarta década de vida acabou associando um aumento do número de casos de câncer de mama diagnosticados durante a gravidez e no período da amamentação.

O aumento da densidade da glândula mamária durante a gravidez e lactação, especialmente no segundo e terceiro trimestres da gestação, prejudicam os exames de diagnóstico por imagem e muitas vezes até o autoexame.

Por isso é importante que as mamas sejam examinadas pelo obstetra durante as consultas do pré-natal. A mamografia deve ser evitada durante o pré-natal em mulheres grávidas que não apresentem sintomas nas mamas.

Porém em casos de problemas mamários o exame mais indicado é o ultrassom, pois é um método que não expõe o bebê (o feto) a radiações que possam prejudicar a formação de suas células. A menos que haja uma suspeita real de câncer, a mamografia não deve ser realizada. Se necessário, o radiologista deve realizar este exame protegendo o abdômen da gestante com um avental de chumbo, o que diminui consideravelmente a exposição fetal a radiação ionizante.

A Ressonância Magnética é outro método de diagnóstico com boa sensibilidade para patologias mamarias, podendo ser utilizada durante a gestação, pois não utiliza radiação e desta forma não traz prejuízos para a formação fetal. Após a descoberta de um nódulo na mama, o ultrassom ainda é o exame diagnóstico de primeira escolha, pois é de fácil acesso e de baixo custo para a gestante.

É fundamental salientar que o autoexame deve ser realizado pela mulher mesmo no período da gestação. Com a proximidade do Outubro Rosa queremos reforçar a importância dos exames diagnósticos da mama, mesmo para mulheres grávidas e em período de amamentação.

Drª Fabiane F. Marczyk De Bem
CREMERS 22.849

Confira também

10 dicas para prevenir a alergia na primavera

Conhecida como a estação mais bela do ano, a primavera chega para alegrar nossas vidas …

9 dúvidas que você precisa tirar sobre o câncer de mama

– No Brasil todos os dias são descobertos 156 novos casos- O Outubro Rosa é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *