Google+
terça-feira, junho 19, 2018

ALERTA: Um item que não pode faltar na criação do seu filho

Dra. Estela Giordani

Desenvolver o hábito de leitura diária é um desafio que os pais podem incentivar com tranquilidade. Instigue o hábito, mas claro que sempre existe a dúvida: qual é a idade que devo começar a ler para as crianças?

O exemplo dos pais é divisor de águas, mas nem sempre determinante. A criança que vê o pai ou a mãe lendo, mesmo que esteja ainda no útero materno, se constituirá neste contexto de leituras e acabará incorporando o hábito. Por isso, as gestantes que leem durante o período, já estão formando no filho o hábito de se ler, ele será um pequeno leitor.

Siga esta prática. Leia diariamente para as crianças, em um horário específico. Mas como você pode fazer isso?

Primeiro estabeleça um horário que sempre possa ler, logo de manhã quando ele acorda e mama, ou então antes de dormir, talvez até em horários na metade da manhã ou tarde. O importante é sempre praticar.

Segundo escolha leituras que eles se atraiam. Podem ser livros seus, desde que, faça isso com gosto. Não existe a necessidade de ler livros infantis. Aliás, o que você lê para o seu filho é o que menos importa, desde que demonstre o prazer de ler. Se você ler sem prazer, isso será empecilho para seu filho e você vai gerar um resultado contrário do que deseja.

Terceiro coloque a criança no seu colo ou fique bem próximo dela, quando estiver na cama ou berço. No momento da leitura desligue a televisão e o rádio. Faça uma leitura em voz alta, você estimula muito o cérebro do seu filho quando faz isso.

Leia assuntos que são interessantes e que falam sobre os animais, plantas e os planetas. A minha sugestão é comece o quanto antes. Você deve descobrir qual é o tipo de assunto que o interessa. Pode ser a lua, as flores, as frutas. Pode ser ainda assuntos relacionados aos animais domésticos, selvagens, os pássaros, a água, os carros, como se constrói uma casa, como se faz uma comida, como se faz um livro.

A criança é muito curiosa, tenho certeza que vai se apaixonar por esses assuntos. Por quê? Porque as crianças têm curiosidade em temas que tratam sobre o conhecimento humano. Se ainda não experimentou, eu te desafio, experimente!

Quer ter acesso a mais conteúdo como este? Acesse meus canais e confira!

https://www.facebook.com/draestelagiordani/?fref=ts

http://materiais.estelamarisgiordani.com.br/listavip?rdst_srcid=759792

https://www.youtube.com/channel/UCWA3AiykDKc0-uQdjn9FRCA

Confira também

Tudo sobre: como evitar traumas na infância  

Dra. Estela Giordani Parece incrível de acreditar, mas muitas mães e pais bloqueiam seus filhos …

Conheça MITOS E VERDADES sobre a alfabetização

Não tem como falar de criança sem citar aquela fase mágica da vida dos pequenos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *