Google+
segunda-feira, junho 18, 2018

Dicas para: não deixar o virtual substituir o faz de conta

Pressa por resultados, pressa pelo crescimento e mais pressa ainda pela independência de nossos filhos. As palavras da Psicóloga Caroline Daronco Campos, que atua na Psicoclínica Dentinho de Leite geram uma reflexão: o encurtamento da distância traz em seu bojo, de certa forma, a “aceleração” do tempo, o que pode estabelecer em nós a pressa.

Aconchegar um filho, conversar com ele e estar presente em reuniões escolares, tudo isso é dedicação e se torna um obstáculo para agilizar deste tempo calculado. Nesta perspectiva alguns pais terceirizam as funções para babás, sejam elas reais ou virtuais (computador, televisão e jogos eletrônicos). Todas essas alternativas se tornam opções em que a superficialidade dos vínculos substitui a tão necessidade da intimidade.

Caroline Daronco Campos – Psicóloga

Em uma época de tanta valorização dos resultados e das aparências, como tolerar a dependência necessária para que nossas crianças e adolescentes possam se desenvolver bem e com a certeza de disporem de um porto seguro? Como ter tempo para se envolver e vibrar com as brincadeiras de nossos filhos?

Frente essas perguntas, Caroline comenta que a nossa cultura tenta banir ou abreviar a infância, exemplo disso são as brincadeiras clássicas que casa vez mais caem no esquecimento, o pega-pega, a roda, as casinhas de boneca, o esconde-esconde,… – todas encantavam as crianças.

Hoje, o lugar do faz de conta, do sonho e do brincar perde terreno para o mundo adulto, onde o estímulo está ligado mais na ação do que na imaginação.

“A ilusão auxilia a criança a encontrar o significado e o sentimento do mundo da realidade externa. Essa criação ajuda os pequenos na vivência da realidade. Vamos curtir essa fase tão gostosa de nossos filhos e deixá-los aproveitar a sua infância. Assim, estarão bem cuidados”, finaliza e aconselha Caroline Daronco Campos.

Confira também

Avulsão dental em crianças: o dente saiu inteiro? Veja o que fazer

. ✨Sabemos que os traumatismos dentais são comuns em crianças, e alguns cuidados devem ser …

Tudo que você precisa saber sobre: Rinite e Sinusite

  Basta a temperatura baixar para a obstrução nasal, irritação e coriza começarem a aparecer. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *