Google+
segunda-feira, junho 18, 2018

Fumo passivo: 3 perigos que o cigarro causa nas crianças

Já tentou deixar o vício do cigarro e não conseguiu? Se tem filhos esse é mais um incentivo já que ele é um fumante passivo, ou seja, aspira a fumaça do seu cigarro e pode desenvolver vários problemas de saúde. Ou seja, se um dos pais tem o vício, a criança carregará as consequências a vida toda.

A Organização Mundial da Saúde aponta que uma em cada quatro crianças estão expostas aos efeitos do cigarro dentro de casa.  O fato preocupa porque o fumante passivo corre mais riscos do que o ativo já que a fumaça do cigarro contém concentrações maiores de nicotina e outras substâncias tóxicas em relação à tragada dada pelo fumante.
Separamos debilidades que o fumante passivo pode sofrer:

– Doenças do coração
Se você fuma dentro de casa, o coração do seu filho sente. Esse foi um dos temas abordados no Congresso Anual de Cardiologia. Na ocasião mostraram que adultos de 40 a 80 anos que em contato com cigarro de forma passiva na infância eram mais propensos a sofrer ataques do coração. O tabaco forma placas nas artérias coronárias que danificam a região e podem levar ao ataque cardíaco

– Perda da capacidade auditiva
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa analisou 145 estudantes de 8 a 10 anos, que os pais são fumantes, esses tinham mais risco de perder a audição. A fonoaudióloga Alessandra Durante, uma das pesquisadoras, conta que a nicotina causa falta de oxigenação nas células auditivas, que adoecem e morrem. Ao decorrer do tempo, isso significa a diminuição da capacidade auditiva da criança.

– Agressividade e isolamento social
Sim, a fumaça do cigarro pode causar até problemas de comportamento. A comprovação se deu por meio de um estudo da Universidade de Montreal que analisou dados de 2055 crianças do nascimento aos 10 anos, além de informações de pais fumantes e o do comportamento em sala de aula. As estatísticas provam que é possível que a exposição aos agentes nocivos da fumaça retarde o crescimento do cérebro e podem alterar as características neurológicas.

É melhor não acender mais nenhum cigarro né?

Confira também

Conheça MITOS E VERDADES sobre a alfabetização

Não tem como falar de criança sem citar aquela fase mágica da vida dos pequenos, …

Avulsão dental em crianças: o dente saiu inteiro? Veja o que fazer

. ✨Sabemos que os traumatismos dentais são comuns em crianças, e alguns cuidados devem ser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *