Google+
segunda-feira, junho 18, 2018

Febre Amarela: Devo ou não vacinar meu filho?

Antes de vacinar as crianças contra a febre amarela, vale considerar: a doença ameaça as crianças, já que elas têm com o sistema imunológico imaturo. Só que a vacina para esta categoria tem restrições que integram um documento oficial feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP. Veja alguns pontos:

– Antes dos 6 meses de idade, nenhum bebê deve ser imunizado contra a febre amarela

– Entre os 6 e os 9 meses, a injeção só é autorizada com a anuência de um médico e se realmente houver necessidade (se o pequeno, por exemplo, vive em uma área de alto risco de transmissão da infecção)

– O ideal é não oferecer a vacina contra febre amarela simultaneamente com a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) com a tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) em crianças menores de 2 anos

De maneira geral, a vacina é bem tolerada. Febre, dor de cabeça ou muscular, entre outros sintomas, acometem de 2 a 5% de quem a toma. Reações fortes adversas afetam, de acordo com dados da SBP – uma a cada 250 mil doses aplicadas.

SOBRE A DOSE FRACIONADA

O documento da SBP aponta que a vacina só deveria ser dada a crianças com mais de 2 anos de idade. Ou seja, essa é, de fato, a recomendação vigente na campanha de vacinação.  Nas menores, preconiza-se a dose plena.

O motivo? Faltam pesquisas sólidas da vacina com dose fracionada especificamente com os pequenos menores de 2 anos.

E AS MAMÃES QUE AMAMENTAM?

Para elas, que amamentam menores de 6 meses e vivem em áreas com transmissão da febre amarela, a dose fracionada pode ser administrada. Porém, o aleitamento materno precisa ser suspenso por até dez dias após a imunização.

Agora, mulheres que amamentem, mas não residem em região de alerta, devem seguir sem a vacina. De novo, principalmente se o seu filho tem menos de 2 anos, ligue para o pediatra e veja qual caminho seguir.

Confira também

Conheça MITOS E VERDADES sobre a alfabetização

Não tem como falar de criança sem citar aquela fase mágica da vida dos pequenos, …

Avulsão dental em crianças: o dente saiu inteiro? Veja o que fazer

. ✨Sabemos que os traumatismos dentais são comuns em crianças, e alguns cuidados devem ser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *