Google+
segunda-feira , 11 dezembro 2017
auto exame da tireoide

Faça o auto exame da tireoide

auto exame da tireoideTireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). É uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas (no adulto).

Você sabia que o nódulo na tireoide pode ser descoberto por você mesmo durante o autoexame? Sim, e se for detectado, apesar de ser benigno na maioria das vezes, é possível que o tumor evolua para um câncer. A detecção precoce facilita o tratamento e aumenta as chances de cura.

O nódulo é mais frequente em mulheres acima dos 35 anos de idade. Possíveis sintomas incluem dificuldade para respirar ou engolir e voz rouca.
Apesar de ser fundamental, o autoexame não substitui a visita regular ao médico, já que certos sinais só podem ser identificados por um especialista ou exames clínicos. Ao identificar qualquer alteração durante a análise feita em casa, procure um médico imediatamente.

As informações a seguir são do Instituo Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).
Passo a passo do autoexame da tireoide:

Sinais preocupantes

  • Presença de um ou mais “caroços” (nódulos);
  • Protusões (saliências);
  • Assimetria (lado direito diferente do lado esquerdo).

Confira também

diclofenaco dúvidas

Diclofenaco Sódico x Diclofenaco Potássico: qual a diferença?

O Diclofenaco pertence a um grupo de medicamentos chamados antinflamatórios não-esteroidais (AINEs), usados para tratar …

aspirina e dor de cabeça

Aspirina como um remédio para dor de cabeça do tipo tensão

Uma dor de cabeça do tipo tensão (TTH) é geralmente de leve a moderada e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *