Google+
sábado , 23 setembro 2017
criança cuidados pais e filhos bem estar dos filhos

Evite este modo de agir com seu filho

Na convivência com os filhos em muitas situações e sem perceber, a tendência de alguns pais é realizar certas coisas pelos filhos ou impedi-los de fazer, pois julgam que eles não são capazes de realizar. Os exemplos são muitos, vão desde amarrar um o cordão do seu tênis, vestir uma roupa, servir o prato no momento das refeições, etc. Não faltam situações em que os pais “tomam a frente”, se antecipam e o filho fica apenas esperando que “alguém que saiba” faça algo para ele.

Eis a questão: existe uma grande diferença entre auxiliar o filho e fazer pelo filho. Nós viemos em uma cultura que tem como premissa proteger nossos filhos! O que é correto e mais do que necessário. Mas às vezes o “proteger” acaba se tornando um superproteger e substituir o filho.

Os pais sem pensar agem deste modo com os seu filhos. Contudo, isso vai gerar na criança uma cadeia de problemas, visto que, também foram colocados os pilares para que isso acontecesse, um a um, a cada vez que um pai ou uma mãe fizer algo para o seu filho, substituindo ele, sem necessidade.

As consequências, embora tardias, sempre vão aparecer, em maior ou menor grau, e quando estas aparecem, geralmente são interpretadas como surpresas. Mas, sem dúvidas, elas foram semeadas ao longo dos anos da criança e em algum momento vão se manifestar.

Por isso, minha dica é: jamais substitua o seu filho nas situações que ele tem condições de fazer, e embora precise de seu auxílio para fazer as coisas, deixe-o fazer, deixe-o tentar, esteja acompanhando e não fazendo por ele.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Acesse meus canais e confira:

https://www.facebook.com/draestelagiordani/?fref=ts

http://www.comoeducarmeufilho.com/

https://www.youtube.com/channel/UCWA3AiykDKc0-uQdjn9FRCA

 

Confira também

Você conhece o Cardápio Low-Carb?

O Guia Cardápio Low-Carb é um passo a passo com 4 refeições diárias para promover …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *