Google+
sábado , 21 outubro 2017
Erros comuns e crenças limitantes ao iniciar na academia

Erros comuns e crenças limitantes ao iniciar na academia

O fim do ano está chegando, estamos quase no penúltimo mês de 2016. As leitoras antenadas da Revista Vitale já estão pegando pesado nos seus treinos durante o ano todo (assim eu espero…), mas talvez você tenha deixado pra começar a correr atrás do prejuízo apenas agora.

Não tem problema, contanto que você não caia nas armadilhas que muitos iniciantes caem quando se matriculam em uma academia ou iniciam algum programa de treinamento com a intenção de melhorar a forma física. Essas “ratoeiras” normalmente se apresentam na forma de crenças oriundas do senso comum ou de algo que você ouviu de alguém (que ouviu de alguém que ouviu de alguém ad infinitum…)

Para evitar essas crenças que irão sabotar seus objetivos, separamos alguns dos erros mais comuns dos iniciantes. Leia atentamente para não repeti-los.

1 – Metas Inalcançáveis

Trocando em miúdos, o famigerado “Projeto Verão”. Sério, você acha mesmo que 3 meses vão consertar o resultado de ANOS de estragos causados pelo sedentarismo e negligência com a própria saúde? Se fosse fácil assim, as academias abririam apenas de Outubro à Fevereiro e ficariam de férias no resto do ano… Resumindo: tenha objetivos, e vá atrás deles. Mas entenda que eles só virão quando você treinar com CONSISTÊNCIA e não com imediatismo.

2 – Exagerar nos Aeróbicos

Outro sabotador nato. Tenho a impressão que as pessoas passam o ano reunindo coragem para encarar aqueles chatíssimos 45 min. de esteira em velocidade leve que elas botaram na cabeça que vai resolver algo. O tempo parece passar em “slow motion” lá em cima, e adivinha só: não serve pra muita coisa…A ciência já a muito nos revelou que diminuir o volume de aeróbicos e aumentar drasticamente a intensidade, além de otimizar o tempo, traz resultados muito mais sólidos (na edição impressa de Primavera da Vitale tem material sobre isso leia aqui). Não ignore a ciência. Darwin agradece.

3 – Copiar Treinos Prontos

Esse hábito não é exatamente de iniciantes, mas daqueles que já tem alguma experiência, pararam por alguns meses e estão querendo “voltar com tudo”. Consiste em consultar o canal daquele vlogger da moda (que normalmente se vale de 3 ou 9 palavrões a cada frase para tentar mostrar alguma convicção no que fala), copiar um treino pronto e usar ele, dispensando o serviço dos instrutores. Receita infalível para dores horrendas no dia seguinte, e falsa sensação de resultados. Se você está voltando, faça um favor a si mesmo e volte “na humildade”. Pegar um treino pronto de um atleta de ponta e achar que ele vai funcionar para você é basicamente o mesmo que copiar o treino do Michael Phelps e achar que isso vai te tornar um campeão olímpico. E aí, vai encarar?

4 – Cair na Propaganda de Suplementos Milagrosos

Esse erro tem relação direta com o anterior, pois na ânsia por resultados à jato, você vira um alvo fácil para a indústria da suplementação. Situação bem comum:

– “Professor, o suplemento tal é bom?”

– “Hmm…não muito, foi flagrado em laudos como sendo subdosado. Procure outro.”

– “Ihh…tarde demais. Já comprei”

É sério!! As pessoas compram primeiro e pesquisam depois. Haja paciência… De coração, se existisse um pó mágico ou uma cápsula milagrosa que realmente resolvesse, eu prescreveria com todo o prazer. Mas até o momento, eles continuam sendo o que sempre foram: uma boa forma (alguns nem tanto) de complementar a sua dieta. Falamos sobre isso no texto inaugural da coluna. Na dúvida, confere lá, ou clique aqui 😉

Com isso já dá para ter um guia simples, mas que vai evitar frustrações e desistências ao longo do caminho. Aproveito para deixar um desafio: não pense em “começar” algo, mas sim em TERMINAR algo. Como por exemplo, terminar o ano de 2017 treinando forte, sentindo-se bem, em forma e feliz. Que tal? Quando o foco do seu objetivo está colocado em começar algo, ele pode logo se perder. Mas quando a meta está no final, ele tende a se manter durante toda a trajetória. Experimente, e não irá se arrepender.

Bons treinos e até semana que vem!

Michel de Souza da Silva
Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
CREF 019762- G/RS

Confira também

10 dicas para prevenir a alergia na primavera

Conhecida como a estação mais bela do ano, a primavera chega para alegrar nossas vidas …

9 dúvidas que você precisa tirar sobre o câncer de mama

– No Brasil todos os dias são descobertos 156 novos casos- O Outubro Rosa é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *