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terça-feira, junho 19, 2018
Cheerful senior woman gesturing thumbs up with people exercising in the background at fitness studio

Tática para envelhecer com saúde

Envelhecer é um processo natural e inevitável cujos sinais iniciam a partir dos 30 anos. É através do estilo de vida que determinamos a forma como vamos atingir esta etapa. Nunca é tarde para adotar um estilo de vida mais ativo e assim, envelhecermos com qualidade de vida.

Dados do IBGE apontam que a população idosa vai triplicar entre 2010 e 2050 e em 2030 será o momento em que o número absoluto e percentual de brasileiros com 60 anos ou mais ultrapassará o de crianças de 0 a 14 anos. Sendo assim, amparado pela maior expectativa de vida, o número de brasileiros acima de 65 anos deve quadruplicar até 2060, fato este que confirma a tendência de envelhecimento acelerado da população. Por consequência, a expectativa média de vida do brasileiro deve aumentar dos atuais 75 para 81 anos. O IBGE também aponta que as mulheres continuarão vivendo mais do que os homens e em 2060 a expectativa de vida delas será de 84,4 anos contra 78,03 dos homens.

O que acontece com o Avanço da Idade?

>Diminui a força (aos 65 anos ocorre uma perda de 25% na força muscular)
>Diminui o volume de oxigênio (O2) máximo
>Diminui a flexibilidade
>Diminui a agilidade
>Perda do equilíbrio
>Aumento da pré-disposição a doenças cardíacas;
>Aumento da inatividade física;
>Aumento da gordura corporal

Estilo de vida diferenciado
Adotar um estilo saudável nos ajuda a ter uma vida mais longa e melhor. Alguns aliados da longevidade são a prática regular de atividade física e a alimentação equilibrada, assim como manter distância de comportamentos prejudiciais como tabagismo e alcoolismo.

Muitos adultos, acima dos 65 anos, permanecem sentados os deitados em média 10 horas por dia, o que os torna o grupo etário mais sedentário e por isso pagam um alto preço possuindo a maior taxa de queda, obesidade e doenças cardíacas. Por isso, se exercitar garante mobilidade na velhice e aumenta as chances do idoso permanecer ativo e independente, valem até mesmo exercícios físicos leves como as simples caminhadas diárias.

É ainda mais importante permanecermos ativos conforme envelhecemos, pois nosso corpo tende a declinar em suas funções. A atividade física ajuda a retardar essa degeneração, inclusive nos permitindo falar até em progressão, ou seja, com o passar dos meses o condicionamento melhora. É a aposta certa para que sejamos idosos com energia e independentes. E ainda, há comprovadas evidências que as pessoas ativas possuem menos risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer, depressão e inclusive demência. Já do ponto de vista ortopédico, ela melhora a mobilidade articular, o alongamento e a flexibilidade, isso sem falar na resistência física e muscular.

 Não deixe para amanhã, se exercite hoje!

Elaine Fátima de Oliveira Silveira
Diretora Técnica do Grupo Fit
Especialista em Treinamento Desportivo
Especialista em Fisiologia do Exercício e Prescrição do Exercício

 

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