Google+
sexta-feira, Abril 27, 2018

7 dicas de saúde para salvar o seu Carnaval

Olha só quem chegou, o feriadão mais esperado do ano. Por isso, separamos 7 super dicas de saúde para você aproveitar o Carnaval sem prejudicar a saúde. Confira e pratique:

1-Beba ÁGUA

E comece antes das festas, assim recomendam os nutricionistas. Só assim você previne a desidratação. Beba muita água, ela ajuda manter o seu corpo em pleno vigor. Ah, os sucos de frutas também são uma ótima opção, porque hidratam e fornecem um açúcar natural (frutose) que repõe a energia gasta e impede a hipoglicemia. Veja receita de sucos pós carnaval.  

2- Cautela na hora de beber

A maioria das bebidas de álcool fazem com que você elimine líquido, ou seja, podem causar desidratação. Por isso, intercale um copo de bebida alcoólica com um de água o que faz com que a ressaca seja menor.

O cardiologista José Carlos Chinaglia, alerta que excessos no Carnaval podem comprometer o coração. “O álcool produz duas situações extremas para o coração, uma é a arritmia e outra é o aumento da pressão arterial. Isso, numa situação extrema em quem tem uma certa vulnerabilidade, pode causar o rompimento de uma placa coronariana e o infarto agudo do miocárdio. Então é preciso ter cuidado com os excessos”.

3 – Camisinha, use sempre

Quando o sexo é sem camisinha os envolvidos ficam suscetíveis a doenças. Entre elas destaca-se o vírus da Aids, gonorreia, herpes e sífilis. Mas atenção, não é apenas o sexo que pode transmitir doenças. Lembre-se que: alguns vírus podem ser passados também pelo beijo, como a mononucleose infecciosa, conhecida como a “doença do beijo” e a herpes labial.

4 – Coma, e coma bem

Muitas pessoas esquecem de se alimentar ou consomem qualquer produto vendido por ambulantes. Mas os nutricionistas apontam que nessa época é preciso reforçar a hidratação, fazer um bom café da manhã e comer alimentos que dão energia. Ou seja, distribua a sua alimentação ao longo do dia e de forma variada.

5 – Se beber só dirija 12h depois

Segundo a Polícia Rodoviária Federal o consumo mínimo de álcool associado ao volante pode causar acidentes. Por isso, recomendam que os motoristas aguardem 12 horas depois de ter bebido antes de pegar o volante.

6 – Fique longe de caixas de som

A Sociedade Brasileira de Otologia  aponta que durante o Carnaval aumentam as reclamações de dores no ouvido, que são, na maioria, causados pelos ruídos das caixas de som superpotentes dos clubes e trios elétricos. O ouvido humano suporta até 90 decibéis. A partir daí, já existe a possibilidade de uma pessoa apresentar lesão, ou até mesmo a perda auditiva.

7- Cuidado com afogamentos

Praia, açudes, lagos e afins, o calor da época  super combina com esses passeios mas, cuidado, durante o Carnaval, o número de vítimas de afogamento cresce. Ao procurar locais para nadar nunca vá sozinho e obedeça às sinalizações de perigo. Procure sempre locais que tenham a presença de guarda-vidas ou Bombeiros.

 

Confira também

Impetigo: saiba como evitar a infecção que atinge crianças

A doença é altamente contagiosa, caracterizada pela infecção causada por uma bactéria que já está …

3 livros que você não pode deixar de ler

Ler traz inúmeros benefícios a saúde metal e física, estimula a criatividade, expande o vocabulário …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *