Google+
domingo , 10 dezembro 2017

Um dia para quem cuida do seu sorriso

– Dentistas alertam: Manutenção não é só para quem usa aparelho ortodôntico-

 É muito válido que haja um dia só para os dentistas, afinal, eles cuidam do nosso sorriso. São os responsáveis por manterem nossa saúde bucal em ordem e elevar nossa autoestima nas alturas. O Ministério da Saúde promove campanhas alusivas ao Dia do Dentista com o intuito de fomentar que as pessoas deixem o medo e o receio de ir ao odonto de lado, até porque além de manter uma boa higiene bucal, é preciso ir ao dentista regularmente. E atentar a necessidade de procurar o dentista sempre que houver alterações na boca, feridas que não cicatrizam, mesmo que sejam indolores, manchas, caroços ou inchaços.

Conquista dos dentistas
Desde 2016 os dentistas podem usar o popular botox para preenchimentos faciais tanto para fins terapêuticos (como já era permitido), como para fins estéticos em praticamente toda a face de seus pacientes.

Outro procedimento que o dentista também está autorizado para fazer é a bichectomia. Ou seja, o cirurgião dentista está familiarizado com a região bucal desde a criação desse procedimento e é habilitado para fazê-lo.  Assim, buscam a harmonia da face, transformando a moldura do quadro, que é o rosto, adequada para a pintura, que são os dentes.

Manutenção não é só para quem usa aparelhos
Se engana quem acha que somente pessoas com aparelhos ortodônticos devem ir ao dentista realizar manutenções. As visitas ao odonto precisam ser regulares para evitar o avanço de cáries, causadas por bactérias que vivem na boca e utilizam o açúcar da nossa alimentação para produzir ácidos que destroem os dentes. Com a falta de cuidados, a doença pode causar dor, desconforto e até perda do dente.

Também ocorrem casos de gengivite em virtude do acúmulo de placa bacteriana formada por restos alimentares acumulados na superfície dos dentes e na gengiva. Quando não tratada, pode avançar e atingir o osso que sustenta o dente, causando exposição da raiz do dente e mobilidade, podendo levar, também, à perda do dente.

Atenção
Vale ressaltar que para ter um sorriso bonito e saudável também é preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição, e também uma última vez antes de dormir. A higiene dos dentes deve ser feita utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental. Escovar a língua também é muito importante, pois ela acumula restos alimentares e bactérias que provocam o mau hálito. Faça movimentos cuidadosos com a escova “varrendo” a língua da parte interna até a ponta.

Confira também

Tática para envelhecer com saúde

Envelhecer é um processo natural e inevitável cujos sinais iniciam a partir dos 30 anos. …

Você sabe como armazenar o leite materno?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *