Google+
segunda-feira, agosto 20, 2018

Um alerta sobre a desidratação em idosos

Que a água é vital para o organismo humano nós já sabemos. Isso ocorre, entre outros fatores, porque ela equilibra nossa temperatura corporal e serve com meio de transporte para as células através do sangue para promover a limpeza e desintoxicação interna.

E, aí está um dos motivos pelos quais precisamos ficar atentos à hidratação, principalmente na fase idosa. Já que nela somos mais vulneráveis e desidratamos com maior facilidade.

A desidratação não se trata exclusivamente da pouca ingestão de água durante o dia, mas também de fatores como a utilização de medicamentos diuréticos, como por exemplo, remédios para pressão alta.

Além do aumento da eliminação de líquidos, a pessoa pode ter maior risco de quedas, infecções no trato urinário, doenças dentais, distúrbios broncopulmonares, pedras nos rins, câncer, constipação e perda da função cognitiva. Para auxiliar na prevenção da doença veja algumas dicas:

  • Se você convive com um idoso, incentive a ingestão de líquidos ao longo do dia, mesmo se ele não estiver com sede.
  • Evite copos grandes e cheios. Prefira copos pequenos e com pouca quantidade, várias vezes ao dia.
  • Mantenha as bebidas que ele mais gosta próximas, de preferência em copos descartáveis, fáceis de segurar e difíceis de virar.
  • Ofereça também alimentos ricos em líquidos, como frutas aquosas (melancia, melão e laranja), sopas ou gelatinas.

ATENÇÃO: se você achar que uma pessoa idosa pode estar apresentando sinais de desidratação procure um profissional de saúde. A intervenção na área da hidratação deve realizar-se de forma articulada com diferentes profissionais, nomeadamente nutricionistas, médicos, enfermeiros, terapeutas da fala, entre outros, bem como cuidadores e familiares.

Principais sintomas: boca seca e pegajosa, sonolência ou cansaço, muita sede, diminuição da produção de urina, pouca ou nenhuma lágrima ao chorar, pele seca, dor de cabeça, prisão de ventre e tonturas ou vertigens.

Dra. Claudia M. Barros
CREMES 15988

Confira também

Veja como a hidroginástica pode dar um basta na depressão

Não é novidade: a depressão se tornou a doença psiquiátrica mais frequente no mundo, atingindo …

Veja os benefícios das 3 bebidas mais queridinhas da estação

Chegou o frio e com ele aquela vontade de se aquecer. Mesmo quem ama o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.