Google+
segunda-feira, Abril 23, 2018

Veja como cuidar da pele no verão

DERMATOLOGIA BELEZA E CUIDADOS ALÉM DA ESTÉTICA
REDOBRE O CUIDADO COM A PELE NO VERÃO

Para quem acha que o médico dermatologista cuida e previne apenas doenças na pele, se engana, o dermato também tem propriedade para tratar mucosas, pelos, cabelos e unhas. Porém, é claro que a maior procura os consultórios de dermatologia para tratar ou prevenir as doenças dermatológicas que afetam a pele, como: acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelo e câncer da pele.

Sendo assim, trago o verão como pauta, estação onde é necessário redobrar o cuidado com a pele para evitar futuros problemas. Nele aumentamos nossa exposição ao sol. Fazemos várias atividades ao ar livre e querendo ou não, nos submetemos à radiação solar. E, se não houver proteção, estaremos expostos há risco de queimaduras, manchas e, principalmente, o temido câncer da pele e outros problemas graves. Por isso, não podemos deixar a foto-proteção de lado.

VEJA DICAS PARA APROVEITAR O VERÃO SEM DEIXAR A SAÚDE DA PELE DE LADO:

Além de o filtro solar, use chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%;

Vale também evitar a exposição solar entre às 10 e 16 horas (horário de verão);

Se acampar compre barracas feitas de algodão ou lona, elas absorvem 50% da radiação UV;

Leve sempre seus óculos de sol, que previne catarata e outras lesões nos olhos;

Aplique um bom hidratante para manter a quantidade adequada de água na pele;

Coma cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, eles contêm carotenoides – substância que se deposita na pele e tem ação antioxidante. Ela é encontrada em frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha;

No banho use sabonetes compatíveis com o tipo de pele, porém, sem excesso. Ah, e a temperatura da água deve ser fria ou morna evitando assim o ressecamento;

USE E ABUSE DO FILTRO SOLAR

O produto deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). É necessário aplicar o produto 30 minutos antes da exposição solar para que a pele o absorva. Distribua o filtro uniformemente em todas as partes de corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. Reaplique a cada três horas. Porém, atenção: esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se entrar na água.

Intensifique o uso de filtro solar, aplique-o diariamente, os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são para uso diário e exposição mais longa ao sol.

Em crianças o filtro solar pode ser usado a partir dos seis meses. Basta que o protetor seja adequado para peles mais sensíveis, de preferência filtros físicos. Busque orientação com pediatra ou dermatologista sobre qual o melhor produto para cada caso. É preciso que crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente.

ALERTA
A pele negra tem certa proteção natural pela maior quantidade de melanina produzida, mas não significa abrir mão da foto-proteção, pois também está sujeita a queimaduras, câncer da pele e outros problemas.

 LEANDRO LIMA SEERIG
CREMERS 35.384 – RQE 30.250
MÉDICO DERMATOLOGISTA

 

Confira também

QUARENTENA: descubra o que pode e o que não pode

Provavelmente você já tenha ouvido falar sobre a quarentena, talvez até já tenha vivido este …

Saiba tudo sobre as doenças mais temidas da atualidade

Vírus, bactérias, fungos, protozoários e parasitas. Você já ouviu falar nesses vilões? Provavelmente sim! Eles …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *