Google+
segunda-feira , 11 dezembro 2017

Qual a idade certa para matricular o seu filho na educação infantil?

                                                                                                                                                                        Dra. Estela Giordani

Muitas mães me perguntam se é realmente importante colocar o filho na escola de educação infantil. E outra dúvidafrequente é: a partir de que idade os pais devem colocar os filhos na escola? Por isso, pondero alguns aspectos:

Primeiro: a escola de Educação Infantil é um espaço muito importante para seu filho. Pense bem, se ele ficar em casa, que tipo de experiência vai ter? Geralmente em casa ele terá apenas convivência com adultos, uma babá, os pais, ou com avós e até talvez com um irmãozinho. Mas, se você matricular as crianças na escola de Educação Infantil elas terão experiências diversas e ricas, e lhe exigirão mais do que se estivesse no conforto de casa. Isso porque entre colegas há situações de conflito, e, assim os pequenos aprendem a resolver os problemas. Por outro lado, em casa, as crianças não teriam esses problemas, e se caso tivessem com seus irmãos certamente chamariam os adultos que por sua vez, resolveriam as coisas para as crianças. Desta forma, na escola, a professora é uma só, e nem sempre soluciona de modo que as crianças gostem ou queiram.

Este contexto provocará em seu filho situações que precisará responder aos desafios de forma diferente do que fazia. Está na dúvida se deixa o seu filho na escola de Educação Infantil ou em casa, a minha dica é: colocar as crianças em tempo integral – se você puder -, não fique preocupada nem com medo ou com remorso que você vai deixar o seu filho lá.

Segundo: o fato de frequentar escola não gera problema nenhum para as crianças, pelo contrário, na escola tem profissionais que estudaram muito e sabem estimular nas crianças o desenvolvimento das habilidades e atitudes que em casa não desenvolvem.

Terceiro: matricular o seu filho na escola de Educação Infantil é sempre depois do sexto mês de vida, nunca antes de seis meses. Porquê? Porque, dentre outras razões, existe a necessidade de até o sexto mês construir a referência externa com uma única pessoa, e na escola isto seria um pouco mais complicado.

 

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Acesse meus canais e confira!

https://www.facebook.com/draestelagiordani/?fref=ts
http://materiais.estelamarisgiordani.com.br/listavip?rdst_srcid=759792
https://www.youtube.com/channel/UCWA3AiykDKc0-uQdjn9FRCA

Confira também

Tática para envelhecer com saúde

Envelhecer é um processo natural e inevitável cujos sinais iniciam a partir dos 30 anos. …

Você sabe como armazenar o leite materno?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *