Google+
segunda-feira, junho 18, 2018

Seu filho tem dificuldade de organizar as ideias quando fala?

Dra. Estela Giordani

O hábito da leitura favorece o processo de comunicação porque desenvolve o intelecto das crianças. E sobre isso, existem estudos que demonstram com propriedade a diferença da desenvoltura do intelecto de quem lê diariamente e daqueles que não possuem tal hábito.

Você sabia que cada tipo de leitura desenvolve diferentes funções intelectuais? Pois é! Apesar disso ser amplamente divulgado muitos pais e educadores ainda desconhecem qual é o resultado que cada tipo de leitura propicia para os filhos.

Vigotsky, estudioso russo, diz que as funções mentais superiores do ser humano são a linguagem e o pensamento. E, por meio dele sabemos que quando a linguagem é pobre, o pensamento é pobre, quando a linguagem é rica, também o pensamento é rico.

O GÊNERO LITERÁRIO (historinhas infantis)
É o mais utilizado pelos pais e professores. Em função de ter texto específico DESENVOLVE:

  • A fantasia, imaginação e a criatividade!
  • A “narrativa” do gênero literário, faz com que o próprio fato de contar a história seja revelada naturalmente
  • A criança cria uma interpretação própria, que é só dela e, isso não gera problema, porque esse tipo de leitura permite que o leitor atribua significados ao conteúdo.

O GÊNERO INFORMATIVO (conteúdo temático)
Como se constrói uma máquina, como se reproduzem os seres vivos, como são as estrelas e planetas, ou ainda, os tipos de alimentos saudáveis. Esse tipo de texto DESENVOLVE:

  • A atenção, raciocínio lógico, coerência, organização do pensamento, e estruturação lógica da argumentação verbal.
  • Também ajuda na análise, síntese, a memória e compreensão da organização do mundo
  • Desenvolve toda a capacidade objetiva do intelecto, da parte racional lógica da decodificação, isto é, da capacidade de extrair a essência da informação.

Cada gênero de texto desenvolve funções diferentes no seu filho. As denominadas funções mentais subjetivas são desenvolvidas pelo gênero literário e as funções mentais objetivas, são desenvolvidas pelo gênero informativo. Portanto, agora você já sabe, qual é o tipo de texto que desenvolve a objetividade e a subjetividade de seu filho. E, se você observa que seu filho não consegue ser objetivo, tem dificuldade de organizar as ideias quando se comunica, já sabe qual é o tipo de leitura que deve orientar que ele faça!

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Acesse meus canais e confira!

https://www.facebook.com/draestelagiordani/?fref=ts

http://materiais.estelamarisgiordani.com.br/listavip?rdst_srcid=759792

https://www.youtube.com/channel/UCWA3AiykDKc0-uQdjn9FRCA

Confira também

Conheça MITOS E VERDADES sobre a alfabetização

Não tem como falar de criança sem citar aquela fase mágica da vida dos pequenos, …

Avulsão dental em crianças: o dente saiu inteiro? Veja o que fazer

. ✨Sabemos que os traumatismos dentais são comuns em crianças, e alguns cuidados devem ser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *