Google+
segunda-feira, Abril 23, 2018

DICA PAIS E FILHOS: Atenção, as crianças absorvem tudo!

Dra. Estela Giordani

Uma famosa pedagoga italiana, Maria Montessori, escreveu o livro “Mente Absorvente”, vou falar um pouco da ideia principal do livro e, de fato, não tenho a intenção de fazer com que você o leia, mas se quiser, eu indico, é excelente.

Você deve estar se perguntando: O que essa pedagoga ensina na prática para os pais sobre os filhos?  Então, Maria Montessori diz que as crianças, nos primeiros anos de vida, em suas primeiras experiências absorvem absolutamente tudo. Já um outro grande pedagogo e Maestro italiano – Antonio Meneghetti, vai um pouco além, faz uma analogia, e explica que a criança é como se fosse uma esponja, ou seja, não apenas tem a mente absorvente, tudo nela é absorvente.

Sem dúvidas os primeiros anos são definitivos, mas não apenas nos primeiros anos de vida. A criança ainda continua absorvendo com o todo de si mesma, significa que se transforma conforme o que contata, a partir do que tem de experiência. Antonio Meneghetti explica que a criança absorve como se tivesse ventosas e, que absolutamente tudo que toca nessa ventosa se torna parte dela, tudo penetra nela e a constitui, a determina.

Mas, qual é a importância de você que é mãe ou pai saber este princípio do desenvolvimento Infantil? É bem importante porque como pais ou mesmo que ainda não seja, mas que interaja com os pequenos, é preciso prestar atenção no que faz porque elas introduzem e isso o “configura”, é como se fosse um programa de computador que determina as crianças.

Ou seja, vai “formatar” a criança em todos os sentidos, no aspecto emocional, lógico, cognitivo, linguístico, sócio-interacional e por aí vai, em tudo, tudinho mesmo.

Por isso, é importante os pais prestarem muita atenção para cuidar onde, com quem, como os filhos interagem com as pessoas e com situações, porque você querendo ou não, seu filho vai metabolizar tudo o que interage e o que vive. Você tem prestado atenção para quais as experiências que você está propiciando para seu filho e o que essas experiências têm produzido nele?

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Acesse meus canais e confira!

https://www.facebook.com/draestelagiordani/?fref=ts

http://materiais.estelamarisgiordani.com.br/listavip?rdst_srcid=759792

https://www.youtube.com/channel/UCWA3AiykDKc0-uQdjn9FRCA

 

Confira também

QUARENTENA: descubra o que pode e o que não pode

Provavelmente você já tenha ouvido falar sobre a quarentena, talvez até já tenha vivido este …

Saiba tudo sobre as doenças mais temidas da atualidade

Vírus, bactérias, fungos, protozoários e parasitas. Você já ouviu falar nesses vilões? Provavelmente sim! Eles …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *